O sernancelhense Marquês de Pombal…

Refiro ainda que uma das palestrantes, a docente brasileira da UFBA, Alícia Duhá Lose, versará na sua intervenção este tema que trará luz sobre a origem do Marquês: “Documentação pombalina no Brasil e a questão do seu nascimento em Sernancelhe”, centrada no manuscrito escrito pelo punho de Pombal, no qual refere ter nascido em Sernancelhe.

  • 14:13 | Terça-feira, 06 de Setembro de 2022
  • Ler em 3 minutos

Se até ao presente havia dúvidas e equívocos acerca do possível lugar de nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, os estudos levados a cabo por uma equipa de académicos de renome, tendo à cabeça os prestigiados José Eduardo Franco, Pedro Calafate e Viriato Soromenho-Marques, concluíram, pela descoberta de manuscritos autógrafos no Brasil, ter nascido em Sernancelhe.

De seus familiares daqui serem oriundos, era do conhecimento público. Da existência nesta vila do Solar dos Carvalhos, edificado por seus familiares, ninguém o ignora, porém, este último dado pelo punho do Marquês de Pombal lavrado, traz luz a uma questão até aqui nunca plenamente dilucidada.

Em 2019 assinou-se em Lisboa, na Igreja da Memória, onde estão os restos mortais do Marquês, um protocolo com a Academia, os Municípios de Lisboa, de Oeiras, de Sernancelhe, de Pombal, a Fundação Millenium BCP, a Fundação Marquês de Pombal e o Grupo Jerónimo Martins, para proceder à recolha de toda a documentação espalhada por Portugal, EUA, Brasil, Vaticano, Roma, Espanha, Angola, etc., com o objectivo de editar em 32 volumes, divididos por 10 áreas temáticas, toda a obra escrita do Marquês de Pombal, ou por ele directamente inspirada em edição crítica, anotada e actualizada de tudo quanto foi criticamente recenseado.

Quatro anos após, no dia 24 de Setembro, o Município de Sernancelhe acolhe o Seminário Internacional de Estudos Pombalinos “Pombal Edificador – Políticas, Obras e Legado”, promovido por esta autarquia e com planificação científica da equipa do projeto “Pombal Global”.


A iniciativa decorrerá no Auditório Municipal, em pleno Centro Histórico da Vila, terá início pelas 9:00 horas e contará com dez conferencistas, um painel de pesquisa e a Exposição “Pombal na Filatelia”, com apresentação de João Soeiro, da Fundação Portuguesa de Filatelia.

Fomos ouvir o Vereador da Cultura, Armando Mateus, desde o início (2019) a acompanhar este abrangente projecto.

RD: Que vamos nós ter em Sernancelhe, no próximo dia 24?

AM: Como já referiu na sua introdução, Sernancelhe vai ser palco do maior Seminário Internacional sobre esta temática e subordinado ao tema “Pombal Edificador – Políticas, Obras e Legado”.

Este seminário contará com a presença dos mais autorizados nomes mundiais nesta matéria, como, por exemplo Keneth Maxwell, da Universidade de Harvard e de docentes/investigadores das universidades de Vechta, UFBA, UL, UAL, UC, UP, IECC, etc. Ou seja, entre conferências e debates, todo este dia 24 será consagrado ao Marquês de Pombal, vida e obra, figura polémica da nossa História, por muitos idolatrado e por outros tantos pouco estimado. No fundo, proceder-se-á a uma rigorosa explanação de muita da prospeção histórica entretanto realizada por esta vasta equipa pluridisciplinar.

Refiro ainda que uma das palestrantes, a docente brasileira da UFBA, Alícia Duhá Lose, versará na sua intervenção este tema que trará luz sobre a origem do Marquês: “Documentação pombalina no Brasil e a questão do seu nascimento em Sernancelhe”, centrada no manuscrito escrito pelo punho de Pombal, no qual refere ter nascido em Sernancelhe.

Lembro também que este seminário tem os seus painéis certificados em parceria com o Agrupamento de Escolas de Sernancelhe e com o Centro de Formação de Associação de Escolas do Douro e Távora, o que é o uma mais-valia para os docentes nele participantes.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora