“O segredo dos Deuses” – Viseu Marca e a Câmara Municipal de Viseu

Se o uso dos recursos da Viseu Marca na autarquia de Viseu é sinal de boa gestão, tal como afirma o Sr. Presidente Dr. Fernando Ruas, como pode ser boa gestão se a Câmara Municipal de Viseu tem um capital social de 48% na Viseu Marca e a mesma apresentou prejuízos de 200 mil euros no ano de 2022?

Tópico(s) Artigo

  • 15:48 | Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023
  • Ler em 2 minutos

Da Presidente da Concelhia do PS Viseu, a deputada Lúcia Araújo da Silva, recebemos o seguinte texto que reproduzimos na íntegra:

 

“De  acordo com as últimas noticias, da imprensa nacional, Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu tem assessores pagos pela Viseu Marca, que é  uma  associação de marketing territorial, sem fins lucrativos.


A agência de comunicação, que presta serviço à autarquia, a Bernayslab, pertencente a um antigo assessor parlamentar do PSD,  não tem qualquer relação contratual com a autarquia. O contrato que vincula esta empresa à prestação de serviços à câmara e ao seu Presidente foi assinado em Março do ano passado com a associação Viseu Marca, contra o pagamento de 4.850 euros mensais (mais IVA). E, não fosse a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) votar contra um relatório de avaliação de contas da referida associação,  relativas a 2022, que apresentou um déficit no valor de 200 mil euros, e tudo estaria no “segredo dos Deuses”.

E, se todos defendemos que a Democracia se faz com mais Transparência em retomar ao cidadão o direito universal de acesso às informações, é em nome da construção de uma melhor democracia que a Concelhia do Partido Socialista de Viseu  pede esclarecimentos ao autarca Viseense e à  Viseu Marca.

A Viseu Marca antes de celebrar o contrato com a  Bernayslaba auscultou outras empresas?

Se o uso dos recursos da Viseu Marca na autarquia de Viseu é sinal de boa gestão, tal como afirma o Sr. Presidente Dr. Fernando Ruas, como pode ser boa gestão se a Câmara Municipal de Viseu tem um capital social de 48% na Viseu Marca e a mesma apresentou prejuízos de 200 mil euros no ano de 2022?

Quem são os fornecedores da Viseu Marca?

Quem recebe o quê e quanto?

 

Perguntas que o  Partido Socialista há muito colocou  e  o executivo e a própria Viseu Marca  nunca responderam, tal como se pode constatar nas leituras das atas da Assembleia Municipal de Viseu e da Câmara Municipal,  escusando-se nos estatutos da própria associação, a qual tem nos seus órgãos executivos e de direção falta de representatividade democrática.

Sendo a Viseu Marca uma associação que representa associados, a pluralidade política não existe. E, se um cidadão disponibilizar o seu tempo a ler as atas das Assembleias Municipais e da Câmara Municipal, percebe facilmente que  o  PSD defende todo o contrário que fez neste contrato e na gestão da Viseu Marca,  é caso para dizer que a “ pedra cai no próprio telhado.

É preciso dizer basta.

Os viseenses têm o direito à informação, sobre as decisões políticas e de interesse do seu  município. Se queremos cidadãos a participar na vida pública é preciso que a informação exista e muitas vezes de acordo com as novas vivências da própria sociedade.

É o caso também,  das reuniões das  Assembleias Municipais ou  reuniões públicas da Câmara Municipal, onde está presente, por parte do PSD, a negação à  transmissão online das mesmas e, citando Dalai Lama, a falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentido de insegurança.”

 

(Fotos DR)

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora