A Comissária Europeia da Coesão e das Reformas, Elisa Ferreira, inaugurou Espaço Empresarial de Sernancelhe

Finalmente e para encerramento da sessão, usou da palavra a convidada de honra, Elisa Ferreira que agradeceu o convite e fez uma análise das relações reais da União Europeia, do pelouro de que é comissária e dos 28 países que a integram, além de destacar o relacionamento com cada país, com as forças políticas e com as respectivas autarquias, aquelas onde a verdadeira política de proximidade é quotidianamente posta em acção.

Tópico(s) Artigo

  • 13:07 | Sábado, 05 de Agosto de 2023
  • Ler em 4 minutos

Ontem, dia 4 de Agosto, Sernancelhe acolheu a Comissária Europeia Elisa Ferreira, que veio inaugurar o Espaço Empresarial Terra da Castanha e na presença, também, do presidente da CCDR-n, António Cunha.

O anfitrião, Carlos Silva Santiago convidou presidentes de diversas autarquias, que vieram do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo,  Trancoso, Amílcar Salvador, Tarouca, Valdemar Pereira,  Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, Aguiar da Beira, Virgílio Cunha, bem como executivos da CIM Douro, da qual Carlos Silva Santiago é um eficaz presidente.

Estiveram também cessantes presidentes das Câmaras Municipais de Sernancelhe, José Mário Cardoso, Penedono, Carlos Esteves, Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, Sabrosa, Domingos Carvas e Aguiar da Beira, Joaquim Bonifácio.


Com a chegada da comitiva aos Paços de Concelho, a Banda do Conservatório de Ferreirim executou o hino da Europa e o hino de Portugal, tendo Elisa Ferreira passado revista à guarda de honra dos Bombeiros Voluntários locais.

Já no interior do edifício, Elisa Ferreira e a comitiva foram recebidos pelo vereador da Cultura, Armando Mateus, também enquanto mordomo-mor da Confraria da Castanha, João Aguiar, confrade e Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”, que, citando quatro dos ex-libris do concelho, o Santuário da Lapa, o Marquês de Pombal, Aquilino Ribeiro e a castanha martaínha, deu as boas-vindas à comissária europeia.

Foi descerrado o quadro de Aquilino Ribeiro, expressiva obra do pintor Hugo Vaz, que a partir daquele momento ali ficará patente, naquela que foi mais uma homenagem camarária ao insigne Escritor, nos 60 anos da sua morte.

 

Elisa Ferreira descerrou ainda uma lápide alusiva à sua passagem por Sernancelhe e pelos Paços de Concelho.

No Salão Nobre, repleto de público, José Agostinho Aguiar, presidente da Assembleia Municipal, usou da palavra para cumprimentar os presentes, seguindo-se-lhe o presidente do Município, Carlos Silva Santiago, que saudou todos os empresários que fizeram a sua aposta em Sernancelhe, nacionais, locais e estrangeiros e fez uma síntese da interacção de Sernancelhe e da Cim Douro com a Comunidade Europeia, destacando a forma profícua como têm vindo a ser investidos, com rigor e retorno, os dinheiros europeus. Salientou ainda todo o trabalho feito com o cessante presidente da CCDR-n, Fernando Freire de Sousa, que exerceu funções de 2013 a 2016 e o trabalho pioneiro do seu antecessor na autarquia, José Mário Cardoso.

Interveio, de seguida, o actual presidente da CCDR-n, António Cunha, que enalteceu o bom trabalho desenvolvido pela autarquia e os excelentes rácios obtidos em sectores como a saúde, a educação e a economia.

Finalmente e para encerramento da sessão, usou da palavra a convidada de honra, Elisa Ferreira que agradeceu o convite e fez uma análise das relações reais e efectivas da União Europeia, do pelouro de que é comissária e dos 28 países que a integram, além de destacar o relacionamento com cada país, com as forças políticas e com as respectivas autarquias, aquelas onde a verdadeira política de proximidade é quotidianamente posta em acção.

De seguida, rumou-se ao Espaço Empresarial Terra da Castanha, onde Carlos Silva Santiago fez uma breve síntese histórico-diacrónica daquele empreendimento, saudando todos os empresários aí presentes e homenageando os sernancelhenses que cederam os seus terrenos para aquela infraestrutura.

Elisa Ferreira encerrou o momento elogiando o empreendimento, os investimentos e descerrando uma placa alusiva à sua passagem.

 

Para encerrar o evento, no Estádio da Pedreira, a montante do espaço empresarial, foi servido um Terras do Demo de honra aos presentes.

Uma vez mais, Sernancelhe e os seus autarcas, estão de parabéns pelo êxito deste evento que, ao trazer ao Concelho, a poderosa comissária europeia, Elisa Ferreira e pela sua imediata aceitação, evidenciou o reconhecimento desta pelo bom trabalho concretizado na relação da autarquia com a Europa comunitária, por Elisa Ferreira ali representada.
(Fotos Paulo Pinto, André Sobral)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora