O PSD e o CHTV: das palavras aos actos onde fica a coerência?

"O PSD perde-se na espuma das coisas, porque para o PSD o importante não são as pessoas, nem a resolução dos seus problemas, mas sim as táticas políticas."

Tópico(s) Artigo

  • 11:22 | Sexta-feira, 24 de Dezembro de 2021
  • Ler em 3 minutos

O PSD Viseu votou contra moção infra transcrita, apresentada na AM pelo PS, de congratulação pela criação do centro de ambulatório e radioterapia e obras de ampliação e requalificação do serviço de urgência do CHTV.

Segunda Lúcia Silva, presidente da concelhia de Viseu do PSD, “o PSD votou contra, porque para o PSD o importante é que as obras não aconteçam. O PSD perde-se na espuma das coisas, porque para o PSD o importante não são as pessoas, nem a resolução dos seus problemas, mas sim as táticas políticas.” mais acrescentando:

“O Poder Local, CMV no concelho de Viseu, foi sempre governado pela direita, nomeadamente pelo PSD, contudo nunca demonstrou capacidade de influência para resolver problemas estruturantes para Viseu e para a região, onde se podem incluir a radioterapia e a ampliação e requalificação do serviço de urgência.”

 


MOÇÃO

 

“Congratulação pelos investimentos para as obras da urgência e centro de ambulatório e radioterapia que o Governo Socialista está a diligenciar no Centro Hospitalar Tondela Viseu.

 

Sr. Presidente, há muitos anos que o CHTV reivindica em nome dos doentes oncológicos, um centro de radioterapia.

A Assembleia Municipal fez eco dessas preocupações, a comprová-lo as muitas moções aqui trazidas.

A resposta tardou, mas o governo do Partido Socialista, repito, Governo do Partido Socialista, não faltou aos viseeenses e ao meio milhão de pessoas da área de influência do CHTV.

Façamos um memorando dos factos, para evitarmos os equívocos da paternidade dos citados investimentos na área da saúde no CHTV e darmos nota que são uma realidade e não se ficam em miragens.

29 de dezembro de 2020 é o dia D para o centro de radioterapia no CHTV.

Neste mesmo dia reuniu no Conselho de Administração do CHTV a Sra. Ministra da Coesão, os Deputados do PS, representados pelo Sr. Deputado e Vereador João Azevedo e a autarquia de Viseu também esteve presente.

Na mesma reunião a Sra. Ministra da Coesão, articulada que estava com a Sra. Ministra da Saúde, assumiu o compromisso, de dar a resposta da radioterapia a Viseu sendo para tal necessário que os projetos de arquitetura e especialidade estivessem concluídos no primeiro semestre de 2021, reunindo assim as condições para uma candidatura aos quadros comunitários do PT2020 e PT 2030 no valor da obra de 25 milhões de euros.

Até ao dia de hoje, 20-12-2021- o CHTV já submeteu a candidatura à Comissão de Coordenação Desenvolvimento Regional do Centro, a convite da atual direção da CCDRC, com a previsão das obras para o centro de ambulatório e radioterapia para o ano de 2023.

Uma excelente notícia para os doentes oncológicos e suas famílias.

Outro investimento, reivindicado há mais de uma década, pelo CHTV, eram as obras de requalificação e ampliação do serviço de urgência. Obras essas que já estão a decorrer, no valor de 6,4 milhões de euros com previsão da conclusão no primeiro trimestre de 2022.

Promessas feitas, promessas cumpridas.

Assim, a Assembleia Municipal reunida a 20-12-2021 congratula-se pelos investimentos que o governo está a diligenciar no CHTV:

1) O Centro de ambulatório e radioterapia no CHTV é um investimento que vem dignificar e valorizar a instituição e os seus profissionais;

2) O modelo de financiamento e os prazos de execução do centro de ambulatório e radioterapia já estão definidos;

3) O CHTV tem a valência da oncologia, e em nome da coesão social e territorial, e em nome da qualidade de vida, quer a nível psicológico quer físico, que os doentes oncológicos merecem, o CHTV com a resposta de radioterapia evita que muitos doentes se desloquem para Coimbra, Lisboa ou Vila Real, com todos os constrangimentos que estas deslocações implicam.

4) A conclusão das obras da urgência vão possibilitar o atendimento diário de mais especialidades, aumentar a capacidade de atendimento em picos de grande afluência e dar melhores condições aos doentes.

5) A ampliação e requalificação do serviço de urgência também elas reduzem assimetrias territoriais e sociais no que respeita ao acesso à saúde e redução dos tempos de espera.

6) A requalificação e ampliação das obras do serviço de urgência do CHTV proporcionam melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e um melhor acolhimento para os doentes.

Dar conhecimento da referida Moção ao Sr. Primeiro Ministro e Sr. Presidente da República.”

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora