O Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes de 2021 em Matosinhos

O Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes de 2021 reúne um total de 55 países, bem como parceiros da Europa e da Ásia Central, para o debate sobre a redução do risco de catástrofes e resposta aos impactos crescentes das alterações climáticas.

Tópico(s) Artigo

  • 10:42 | Terça-feira, 16 de Novembro de 2021
  • Ler em 3 minutos

Portugal acolhe, entre os dias 24 e 26 de novembro, a edição de 2021 do Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes (EFDRR), evento que se realiza na cidade de Matosinhos.

O Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes de 2021 reúne um total de 55 países, bem como parceiros da Europa e da Ásia Central, para o debate sobre a redução do risco de catástrofes e resposta aos impactos crescentes das alterações climáticas.

A edição de 2021 do EFDRR irá desenvolver-se de modo virtual, e resulta de uma organização conjunta entre a Delegação Regional para a Europa e Ásia Central da UNDRR (Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes), o Governo português (através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), a Comissão Europeia e o Conselho da Europa.


O Fórum será um espaço privilegiado para a troca de experiências e de partilha de abordagens bem-sucedidas em matéria de prevenção, redução e gestão do risco de catástrofes.

O QUE É:

Este é o único Fórum que reúne representantes de 55 Estados-Membros da Europa e da Ásia Central, bem como parceiros, na procura de novos compromissos para estas regiões de forma a aumentar a resiliência face a ameaças como as alterações climáticas, pandemias, insegurança alimentar ou crises migratórias.

O Fórum Europeu para a Redução do Risco de Catástrofes de 2021 reúne Ministros da Europa e da Ásia Central, visando a criação de um Roteiro da EFDRR 2021-2030 para redução do risco de catástrofes, como parte do Quadro de Sendai da ONU. Os Ministros assinarão um Compromisso que assegura o suporte político para a prevenção de catástrofes e que deverá orientar a atuação governamental neste domínio.

As principais temáticas em análise neste evento serão a pandemia Covid-19 e outros riscos sistémicos que mais afetam esta região da Europa e Ásia Central, o próximo Roadmap Europeu para a redução do risco de catástrofes, referente ao período 2021-2030, e a aplicação de Instrumentos Financeiros com vista a incentivar a implementação de medidas de longo prazo com vista à redução do risco de catástrofes.

Destaca-se, igualmente, a análise de um conjunto de outros temas, não menos importantes, como sejam:

– Alterações climáticas e redução do risco de catástrofe;
– Contributo da ciência para uma melhor perceção do risco de catástrofe e sua mitigação;
– Governança para a redução do risco de catástrofe;
– Infraestruturas resilientes;
– Promoção das plataformas locais para a redução do risco de catástrofe;
– Papel do setor privado na redução do risco de catástrofe.

QUANDO:

Dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021

ONDE:

Matosinhos, Portugal (com transmissão online disponível através de link recebido após a inscrição no evento)

Os jornalistas podem, desde já, garantir inscrição para participação online através do seguinte link: https://efdrr.undrr.org/european-forum-disaster-risk-reduction-efdrr-2021-registration

Os jornalistas que pretendam assistir presencialmente ao evento devem submeter inscrição (NOME + ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL), até dia 20 de novembro, para o seguinte email: undrr-roeca@un.org

ALTAS ENTIDADES PRESENTES:

• Mami Mizutori, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes;

• Janez Lenarčič, Comissário Europeu para Assuntos Humanitários e Gestão de Crises;

• Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna;

• Octavian Bivol, Diretor Regional da UNDRR (United Nations Office for Disaster Risk Reduction) para a Europa e Ásia Central;

• Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Administração Interna.

NOTA: Eventuais entrevistas podem ser agendadas mediante marcação prévia.

PORQUÊ:

A pandemia COVID-19 é o maior desafio das últimas décadas. Milhões de vidas foram perdidas e muitas outras afetadas pelo enorme impacto económico e social.

A esta batalha, juntam-se catástrofes climáticas e ambientais ao longo do verão de 2021, desde os dramáticos incêndios florestais na Grécia e na bacia do Mediterrâneo, até as inundações devastadoras que afetaram a Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e França. O número de catástrofes está a aumentar na Europa, muitas delas potenciadas pelos impactos das alterações climáticas.

Este é o primeiro evento para a região europeia a ocorrer após a COP26, constituindo-se como uma oportunidade única para continuar a traçar o caminho para um futuro mais sustentável e mais preparado para o risco de catástrofes.

O Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030 foi o primeiro grande acordo para esta área no pós-2015, com ações concretas para potenciar os desenvolvimentos face ao risco de catástrofes. O Roteiro EFDRR 2021-2030 apoiará a implementação coordenada do Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com este tema.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora