Nova campanha da Xiaomi: “A Obra-prima de Portugal” pretende descobrir qual a maior obra prima do país aos olhos dos portugueses

‘A Obra-Prima de Portugal’ visa promover as mais fantásticas paisagens e obras-mestras em território nacional, não presa a um específico género, a campanha contará com referências naturais, culturais, históricas, arquitetónicas e gastronómicas. As escolhas de cada obra-prima recaem sob os protagonistas da campanha cujas visões e estilos diferentes produzem registos e linguagens visuais distintas e únicas.

Tópico(s) Artigo

  • 11:22 | Quarta-feira, 10 de Maio de 2023
  • Ler em 3 minutos

A Judiaria, o Cante Alentejano, as Salinas, o Trilho dos Pescadores, a Cerâmica/Azulejaria, Piódão e a Serra da Estrela estão no roteiro das obras-primas de Portugal estão entre os candidatos para ‘A Obra-Prima de Portugal’ – a mais recente campanha da Xiaomi que envolve uma viagem de norte a sul do país, com passagem pelos Açores e Madeira.

Através das lentes do Xiaomi 13 Pro, desenvolvidas em parceria com a Leica, o fotógrafo João Bernardino e o viajante João Amorim comprometem-se a explorar os cantos e recantos de Portugal e a fotografar as obras-primas de cada região.


 

Sobre a região Centro e Sul, João Bernardino destaca “o Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade, pelos seus melhores intérpretes, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento. Um momento único e mágico na terra natal da minha mãe. Já no caso das vilas alentejanas da raia, Castelo de Vide e Marvão, com os seus centros históricos incrivelmente preservados, é uma visita única ao amanhecer”, por seu lado, João Amorim conta que não consegue “passar muitos meses sem visitar a Costa Vicentina. Há algo de diferente e inexplicável nesta costa! Tanto no verão como no inverno”.

“Com esta viagem pretendemos descobrir, captar e imortalizar algumas das maiores maravilhas do nosso país e, porventura, encontrar aquela que será a mais icónica obra-prima que temos em território nacional. É uma iniciativa onde vamos recorrer à obra-prima da Xiaomi, o Xiaomi 13 Pro, para descobrir a maior obra-prima portuguesa. Vamos mostrar que a tecnologia pode e deve andar de braço dado com a descoberta e captação da riqueza cultural e paisagística do mundo”, afirma Tiago Flores, Country Diretor da Xiaomi em Portugal.

‘A Obra-Prima de Portugal’ visa promover as mais fantásticas paisagens e obras-mestras em território nacional, não presa a um específico género, a campanha contará com referências naturais, culturais, históricas, arquitetónicas e gastronómicas. As escolhas de cada obra-prima recaem sob os protagonistas da campanha cujas visões e estilos diferentes produzem registos e linguagens visuais distintas e únicas.

O itinerário, que tem um grande foco no contacto próximo com a cultura, as pessoas e as paisagens do nosso país, começa em Matosinhos e termina na Madeira. No decorrer do percurso há paragens em vários pontos de elevado interesse, tais como: Barcelos, Douro Vinhateiro, Serra da Freita, Aldeia Histórica do Piódão, Serra da Estrela, Castelo de Vide e Marvão, Costa Vicentina, Faial e São Jorge. Também a arte da Azulejaria Portuguesa e a Arte Xávega são alvo de especial atenção fotográfica, bem como o património imaterial que é o Cante Alentejano.

A campanha já está a decorrer, nas redes sociais da marca, e conta com vídeos diários e fotografias das obras-primas de Portugal, escolhidas e registadas pelos dois protagonistas. No final da viagem, na página oficial do Facebook da Xiaomi Portugal, irá decorrer uma votação para se apurar a obra-prima vencedora aos olhos dos portugueses. As votações vão ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio, com o resultado a ser conhecido no dia 22 de maio, na mesma página, onde será revelada ‘A Obra-prima de Portugal’.

 

Lista das obras primas | Galerias de Imagens

Pesca Tradicional/Arte Xávega

Olaria

Galo de Barcelos

Douro Vinhateiro

Serra da Freita

Piódão

Serra da Estrela

Judiaria

Cante Alentejano

Salinas

Trilho dos Pescadores

Vulcão dos Capelinhos

Parque Natural do Faial

Queijo da Ilha/Queijo de São Jorge

Fajãs Açores

Cerâmica/Azulejaria

Ponta de São Lourenço

Fanal da Madeira

Vinho da Madeira

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora