As “Dão Innovation Sessions” e o “Spring Tastings” regressam a Viseu

No mundo do vinho e da vinha, acrescem ainda novos desafios e cenários como a mudança climática, as ameaças em termos de regulamentação Europeia e mundial, as oportunidades que o desenvolvimento tecnológico traz para o setor e a visão do mercado no presente e futuro por quem contribui e decide estratégias.

Tópico(s) Artigo

  • 11:00 | Quarta-feira, 10 de Maio de 2023
  • Ler em 2 minutos

Em 2022, a atividade económica em Portugal e no resto do mundo foi profundamente afetada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, com impacto na subida dos preços da energia, da logística, das matérias-primas e subsidiárias, e ainda pela pressão monetária dos bancos centrais para controlar a inflação, que levou a um abrandamento da economia global.

No mundo do vinho e da vinha, acrescem ainda novos desafios e cenários como a mudança climática, as ameaças em termos de regulamentação Europeia e mundial, as oportunidades que o desenvolvimento tecnológico traz para o setor e a visão do mercado no presente e futuro por quem contribui e decide estratégias.


Pelo terceiro ano consecutivo, o Auditório ESTGV do Instituto Politécnico de Viseu irá receber, tanto presencialmente como online (via a plataforma zoom), a conferência do evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão), cujo tema é “Wine Wars – Risk Management in the Wine Industry”.

Esta edição conta com nomes como Diana Snowden Seysses – Enóloga em Napa Valley, Borgonha e Provença, Marta Juega Rivera – Enóloga e Diretora de Sustentabilidade da Alliance Wine, Simon Stannard – Diretor de Políticas da Wine and Spirit Trade Association UK (WSTA), Rogério Nogueira – Diretor Executivo da Watgrid, Edoardo Erlini – EZ Lab Blockchain Solutions, Pablo Naumann – Diretor de Marketing da Catena Zapata e Victoria González-Gordon López de Carrizosa entre outros, em quatro painéis onde se debaterá “Climate Change – Key Drivers”, “Threats of Regulation – How to (re)Act”, “Managing Risk – Knowledge and Technology” e “Challenges – Management View”.

 

O programa completo pode ser visto no site www.vinhosdodao.pt , e onde se poderá inscrever no seminário. A conferência será transmitida via zoom e em direto no Youtube dos Vinhos do Dão, tendo início às 10h00.

No dia 20 de maio, sábado, realiza-se o Spring Tastings no Solar do Vinho do Dão em Viseu. O evento convida a desvendar as melhores notas e perfis das grandes criações do Dão, experimentar e discutir aromas, texturas e harmonizações, com provas comentadas e gastronomia típica com os restaurantes Taberna da Milinha, Taberna do Dão e Tchicas Tasca. E, claro, não faltará boa música para animar a tarde com o Dj Pira. A entrada é gratuita.

Durante a iniciativa serão entregues os prémios da 13ª edição do Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Colheita de 2022”. A entrada no evento é livre e a aquisição do copo de prova tem o valor de cinco euros. Para assistir às provas comentadas deverá efetuar a sua inscrição através do preenchimento do formulário disponível no site https://www.cvrdao.pt/pt/dao-primores-spring-tastings-2023/ .

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora