Semana 5 a 11 de maio
Maio e junho · Museu de Alberto Sampaio
O Museu de Alberto Sampaio organiza nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio e 3 de junho uma ação de formação sobre couros artísticos, organizada em parceria com a Associação de Amigos do Museu. Intitulado Couros artísticos: um arquétipo ibérico, o curso decorrerá em sessões semanais a realizar às terças-feiras, entre as 18h00 e as 19h30.
A formação estará a cargo do professor Frankelin Pereira e vai abordar aspetos como os tipos de couro mais usados, as redes de comércio ibérico e a ação de judeus, mouros e cristãos nas áreas do curtume e calçado.
Custo de participação: 40,00€; gratuito para os funcionários da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E
Inscrições através do email formacaomas@gmail.com
7 e 8 de maio · Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
No âmbito da Academia Cultura e Criatividade, o Pporto.pt e a VERde NOVO promovem, nos próximos dias 7 e 8 de maio, a Ação de Capacitação “Desenho e Planeamento de Projetos Culturais”, dirigida a responsáveis e colaboradores de organizações com atuação no setor cultural e/ou criativo bem como a quaisquer outros que tenham interesse no tema.
Esta ação conta com o apoio da Museus e Monumentos de Portugal e do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e decorrerá em formato presencial, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), em horário laboral. A ação tem inscrições limitadas: https://forms.gle/E9J4jWPGf4gv8zzR8
10 e 11, 24 e 25 de maio · Museu Nacional do Traje/Parque Botânico do Monteiro-Mor
Nos fins-de-semana de maio, os portões de alguns dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa estarão abertos gratuitamente. O Museu Nacional do Traje associa-se a este projeto nos dias 10, 11, 24 e 25 de maio, com atividades gratuitas e a entrada no Parque Botânico do Monteiro-Mor será gratuita das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Consulte o Programa
10 de maio · Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
No segundo sábado do mês, às 16h00, será apresentada a quarta e última palestra, por Luís Couto Soares, colecionador e especialista em relojoaria antiga, de um ciclo de palestras subordinadas ao tema Dos primórdios da relojoaria mecânica à excelência da relojoaria inglesa de Setecentos – Evolução técnica e estilística, função e sociedade, organizada do Grupo de Amigos da CMAG.
Entrada livre sujeita à lotação da sala.
11 de maio · Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
No domingo, dia 11 de maio, às 15h30, haverá Poesia no Claustro dedicada a – e com – Pedro Mexia no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
Poeta, cronista e crítico literário, apresenta-se assim:
Nasci em Lisboa, em 1972, tirei o curso errado e escrevo nos jornais (crítica literária e crónicas) desde 1998, no Expresso desde 2011. Sou um dos irrevogáveis ministros do programa anteriormente conhecido como Governo Sombra (SIC-N). Exerci em duas ocasiões funções públicas na área da cultura, primeiro na Rua Barata Salgueiro e agora na Calçada da Ajuda. Na Tinta-da-China publiquei dezena e meia de livros de crónicas, colectâneas de poemas e volumes de diário, géneros de pujante sucesso comercial. Coordeno uma colecção de poesia, na mesma editora, e, do lado português, a edição em língua portuguesa da revista Granta. Sou pessimista porque não tenho alternativa.
Mais informação em www.museusemonumentos.pt