Município de Tondela quer fazer empréstimo de 3 milhões de euros

Há ainda outros factores, que suscitam dúvidas neste acto. Desde logo o da ética e o da responsabilidade. Este executivo poderá ficar amputado caso os dois acusados sejam condenados, uma vez que é pedida a perda do seu mandato pelo Ministério Público.

Tópico(s) Artigo

  • 20:31 | Sábado, 26 de Dezembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

A menos de um ano para as eleições autárquicas, o executivo, (em legítimo exercício de funções), mas ferido por uma acusação séria e cuja fase processual decorre no Tribunal de Viseu, pretende realizar um empréstimo de 3 milhões de euros.

Esta operação financeira servirá para financiar duas requalificações urbanas, Caramulo e Naia/Lomba e também a melhoria do Balneário das Termas de Sangemil segundo o que sabemos.

Os valores em apreciação são respectivamente, 700 mil, 500 mil e um milhão e cem mil euros.


Salvo melhor opinião este empréstimo suscita desde logo perguntas:

Um espaço vital para a saúde dos Tondelenses com determinadas patologias, que pouco ou nada usufruem do mesmo, vão pagar do seu bolso mais uma benfeitoria deste calibre e nada recebem em troca?

As Termas de Sangemil são um autêntico sorvedouro de dinheiro e ali se continua a enterrar capital para benefício de poucos?

Na Naia / Lomba, há algo que seria importante esclarecer: vão-se gastar agora 700 mil euros naquele local para benefício de eventuais projectos imobiliários, ou só porque sim?

O único valor que não suscita grande dúvida é o do Caramulo, uma vez que o desinvestimento naquela localidade é evidente. Esta é uma estância turística concelhia completamente esquecida.

Há ainda outros factores, que suscitam dúvidas neste acto. Desde logo o da ética e o da responsabilidade. Este executivo poderá ficar amputado caso os dois acusados sejam condenados, uma vez que é pedida a perda do seu mandato pelo Ministério Público.

Acha o elenco camarário, que pese a legitimidade, está confortável para tomar esta decisão em face deste julgamento?
Não acha o partido que sustenta esta liderança, que o povo possa pensar, que o empréstimo é eleitoralista, irresponsável e de fuga para a frente?

Não acham ainda, que estão a dar sinais de arrogância política, dando a entender que vão continuar a ser poder nas próximas eleições, mesmo que vejam condenados os membros do actual executivo?

Mais uma vez afirmamos: “em política não vale tudo”. O executivo e o seu partido, fariam bem em chamar a si, a humildade, respeito pelo povo do concelho e responsabilidade efectiva.

Às vezes é bom recomendar canja e caldos de galinha, estes nunca fizeram mal a ninguém, mas contar com o ovo… pode ser uma fatalidade.

 

(in TONDELA BLOG)

 

Foto RD

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora