Lançamento da licenciatura em Filosofia, Política e Economia

A licenciatura em Filosofia, Política e Economia (PPE) é a mais recente aposta da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa para o próximo ano letivo, que assenta num dos cursos mais prestigiados e reconhecidos nos EUA e na Europa do Norte, frequentado inclusive por grandes líderes internacionais como Bill Clinton ou David Cameron e, mais recentemente, pela ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai.

  • 12:10 | Segunda-feira, 26 de Abril de 2021
  • Ler em 4 minutos

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa realiza, no próximo dia 5 de maio às 14h30, um evento de apresentação da nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia, com um debate sobre a interseção destas três áreas de estudos e a sua importância na formação de estudantes que, no futuro, serão capazes de dar uma resposta ampla e multidisciplinar aos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas.

“Intersecting Philosophy, Politics and Economics” é um evento online destinado a alunos e professores do ensino secundário e a todos os que se interessam pela reflexão sobre as grandes questões sociais, políticas, económicas e filosóficas. Conta com um debate que junta Vítor Bento, Administrador da SIBS e antigo aluno do Mestrado em Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas; Robert Sherman, Ex-Embaixador dos EUA em Portugal; e Pedro Amaral, Professor Associado de Economia na Universidade Estadual da Califórnia, Fullerton. A conversa será moderada pelos coordenadores da nova Licenciatura, os professores Inês Bolinhas e Michael Baum.

“Mais do que nunca precisamos de formar jovens que compreendam o impacto económico das decisões políticas e que saibam pautar a sua atuação por critérios éticos capazes de transformar a sociedade, contribuindo para a regeneração das instituições políticas e para a implementação de políticas económicas que garantam uma maior prosperidade social”, explica o diretor da FCH-Católica, Nelson Ribeiro. Uma opinião partilhada por Robert A. Sherman, destacando ainda que “uma educação com fronteiras mais amplas é muito importante para o desenvolvimento de qualquer aluno. Quantas pessoas conseguem, com 17 ou 18 anos, saber exatamente o que querem fazer com o resto das suas vidas? Essa não é uma idade para o compromisso, mas sim para explorarem diferentes opções na procura daquilo que são as suas paixões. Os estudos interdisciplinares que incluem a Filosofia, Política e Economia são excelentes para alcançar esse objetivo.”


Também Pedro Amaral refere que “num mundo em que a especialização é crescente, um programa de Philsophy, Politcs and Economics (PPE) pode trazer bastante valor acrescentado ao capital humano de uma pessoa, porque acarreta valências que, por definição, estão ausentes numa formação especializada, nomeadamente, a capacidade para perceber as consequências de certos fenómenos ou políticas em várias arenas em simultâneo e não apenas em determinada área circunscrita. Isto é essencial em processos de tomada de decisão em contextos multidisciplinares. A tendência leva a que os estudantes se especializem cada vez mais, mas parece-me que as empresas têm vindo a procurar o contrário, pelo que esta licenciatura pode preencher uma importante lacuna no mercado de trabalho.”

 

O evento conta com o seguinte programa:

14h30 | Boas-vindas do Diretor da FCH

Prof. Nelson Ribeiro

14h35 | Cruzando saberes: Filosofia, Política e Economia (PPE)

Apresentação da Licenciatura em Filosofia, Política e Economia

Prof.ª Inês Bolinhas e Prof. Michael Baum

15h20 | Debate – Os profissionais do futuro: O fim da separação de saberes?

Moderação: Prof. Michael Baum e Prof.ª Inês Bolinhas

– Vítor Bento, Chairman of the Board na SIBS

– Robert Sherman, Ex-Embaixador dos EUA em Portugal

– Pedro Amaral, Prof. Associado de Economia na Universidade Estadual da Califórnia, Fullerton

15h45 | Esclarecimento de questões e encerramento

As inscrições podem ser feitas na página do evento.

 

A licenciatura em Filosofia, Política e Economia (PPE) é a mais recente aposta da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa para o próximo ano letivo, que assenta num dos cursos mais prestigiados e reconhecidos nos EUA e na Europa do Norte, frequentado inclusive por grandes líderes internacionais como Bill Clinton ou David Cameron e, mais recentemente, pela ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai.

O PPE (Philosophy, Politics and Economics) é um curso inovador e interdisciplinar, que permitirá aos estudantes obterem uma abordagem ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas, e que vem associar o ‘saber pensar’ ao ‘saber agir’ e ‘saber fazer’, capacitando os alunos para uma intervenção ancorada na reflexão crítica. Este curso da Católica é o primeiro em Portugal a aliar estas três áreas de estudo.

 

 

Sobre os participantes no debate:

Vítor Bento

Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em 2003, o economista e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa fez carreira na banca, primeiro no Banco de Portugal, e depois no BES e Novo Banco. Chegou a ser presidente da UNICRE e presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), entre Maio de 2006 e Abril de 2008, de onde saiu para ser membro do Conselho de Estado, nomeado pelo antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. É atualmente o chairman da SIBS.

 

Robert A. Sherman

Natural de Massachusetts, licenciado em Ciência Política, pela University of Rochester, e com um Juris Doctor da Boston University School of Law, o Embaixador Sherman foi o representante principal do Presidente Obama em Portugal entre 2014 e 2017 e condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Tornou-se conhecido por protagonizar momentos de intervenção pública de apoio a Portugal, por exemplo, na sequência da vitória no campeonato europeu de futebol em França.

 

Pedro Amaral

Licenciado em Economia, com um doutoramento em Filosofia pela Universidade do Minnesota, Twin Cities, é professor associado de Economia na Universidade Estadual da Califórnia, Fullerton. Foi investigador no Banco de Portugal entre 2014 e 2015, e investigador senior na Reserva Federal do Banco de Cleveland, entre 2009 e 2017.

 

 

www.fch.lisboa.ucp.pt

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora