Lançamento da licenciatura em Filosofia, Política e Economia

A licenciatura em Filosofia, Política e Economia (PPE) é a mais recente aposta da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa para o próximo ano letivo, que assenta num dos cursos mais prestigiados e reconhecidos nos EUA e na Europa do Norte, frequentado inclusive por grandes líderes internacionais como Bill Clinton ou David Cameron e, mais recentemente, pela ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai.

  • 12:10 | Segunda-feira, 26 de Abril de 2021
  • Ler em 4 minutos

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa realiza, no próximo dia 5 de maio às 14h30, um evento de apresentação da nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia, com um debate sobre a interseção destas três áreas de estudos e a sua importância na formação de estudantes que, no futuro, serão capazes de dar uma resposta ampla e multidisciplinar aos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas.

“Intersecting Philosophy, Politics and Economics” é um evento online destinado a alunos e professores do ensino secundário e a todos os que se interessam pela reflexão sobre as grandes questões sociais, políticas, económicas e filosóficas. Conta com um debate que junta Vítor Bento, Administrador da SIBS e antigo aluno do Mestrado em Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas; Robert Sherman, Ex-Embaixador dos EUA em Portugal; e Pedro Amaral, Professor Associado de Economia na Universidade Estadual da Califórnia, Fullerton. A conversa será moderada pelos coordenadores da nova Licenciatura, os professores Inês Bolinhas e Michael Baum.

“Mais do que nunca precisamos de formar jovens que compreendam o impacto económico das decisões políticas e que saibam pautar a sua atuação por critérios éticos capazes de transformar a sociedade, contribuindo para a regeneração das instituições políticas e para a implementação de políticas económicas que garantam uma maior prosperidade social”, explica o diretor da FCH-Católica, Nelson Ribeiro. Uma opinião partilhada por Robert A. Sherman, destacando ainda que “uma educação com fronteiras mais amplas é muito importante para o desenvolvimento de qualquer aluno. Quantas pessoas conseguem, com 17 ou 18 anos, saber exatamente o que querem fazer com o resto das suas vidas? Essa não é uma idade para o compromisso, mas sim para explorarem diferentes opções na procura daquilo que são as suas paixões. Os estudos interdisciplinares que incluem a Filosofia, Política e Economia são excelentes para alcançar esse objetivo.”


Também Pedro Amaral refere que “num mundo em que a especialização é crescente, um programa de Philsophy, Politcs and Economics (PPE) pode trazer bastante valor acrescentado ao capital humano de uma pessoa, porque acarreta valências que, por definição, estão ausentes numa formação especializada, nomeadamente, a capacidade para perceber as consequências de certos fenómenos ou políticas em várias arenas em simultâneo e não apenas em determinada área circunscrita. Isto é essencial em processos de tomada de decisão em contextos multidisciplinares. A tendência leva a que os estudantes se especializem cada vez mais, mas parece-me que as empresas têm vindo a procurar o contrário, pelo que esta licenciatura pode preencher uma importante lacuna no mercado de trabalho.”

 

O evento conta com o seguinte programa:

14h30 | Boas-vindas do Diretor da FCH

Prof. Nelson Ribeiro

14h35 | Cruzando saberes: Filosofia, Política e Economia (PPE)

Apresentação da Licenciatura em Filosofia, Política e Economia

Prof.ª Inês Bolinhas e Prof. Michael Baum

15h20 | Debate – Os profissionais do futuro: O fim da separação de saberes?

Moderação: Prof. Michael Baum e Prof.ª Inês Bolinhas

– Vítor Bento, Chairman of the Board na SIBS

– Robert Sherman, Ex-Embaixador dos EUA em Portugal

– Pedro Amaral, Prof. Associado de Economia na Universidade Estadual da Califórnia, Fullerton

15h45 | Esclarecimento de questões e encerramento

As inscrições podem ser feitas na página do evento.

 

A licenciatura em Filosofia, Política e Economia (PPE) é a mais recente aposta da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa para o próximo ano letivo, que assenta num dos cursos mais prestigiados e reconhecidos nos EUA e na Europa do Norte, frequentado inclusive por grandes líderes internacionais como Bill Clinton ou David Cameron e, mais recentemente, pela ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai.

O PPE (Philosophy, Politics and Economics) é um curso inovador e interdisciplinar, que permitirá aos estudantes obterem uma abordagem ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas, e que vem associar o ‘saber pensar’ ao ‘saber agir’ e ‘saber fazer’, capacitando os alunos para uma intervenção ancorada na reflexão crítica. Este curso da Católica é o primeiro em Portugal a aliar estas três áreas de estudo.

 

 

Sobre os participantes no debate:

Vítor Bento

Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em 2003, o economista e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa fez carreira na banca, primeiro no Banco de Portugal, e depois no BES e Novo Banco. Chegou a ser presidente da UNICRE e presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), entre Maio de 2006 e Abril de 2008, de onde saiu para ser membro do Conselho de Estado, nomeado pelo antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. É atualmente o chairman da SIBS.

 

Robert A. Sherman

Natural de Massachusetts, licenciado em Ciência Política, pela University of Rochester, e com um Juris Doctor da Boston University School of Law, o Embaixador Sherman foi o representante principal do Presidente Obama em Portugal entre 2014 e 2017 e condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Tornou-se conhecido por protagonizar momentos de intervenção pública de apoio a Portugal, por exemplo, na sequência da vitória no campeonato europeu de futebol em França.

 

Pedro Amaral

Licenciado em Economia, com um doutoramento em Filosofia pela Universidade do Minnesota, Twin Cities, é professor associado de Economia na Universidade Estadual da Califórnia, Fullerton. Foi investigador no Banco de Portugal entre 2014 e 2015, e investigador senior na Reserva Federal do Banco de Cleveland, entre 2009 e 2017.

 

 

www.fch.lisboa.ucp.pt

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen windows lisansları windows 10 pro satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno