João Vitória, Tomás Sousa e Leonor Cardeal vencem Torneio de Fundo para o Académico de Viseu

Vieram à cidade de Viriato 12 Clubes e 119 nadadores, competir durante quatro sessões nos dias 20 e 21 de maio.

Tópico(s) Artigo

  • 17:53 | Quarta-feira, 24 de Maio de 2023
  • Ler em 2 minutos

Em Juvenis foi João Vitória o vencedor do Torneio de Fundo, sorrindo a Vitória, em Infantis, a Leonor Cardeal e Tomás Sousa.

Foi disputado em Viseu o Torneio de Fundo da ANCNP, em Infantis e Juvenis.

Vieram à cidade de Viriato 12 Clubes e 119 nadadores, competir durante quatro sessões nos dias 20 e 21 de maio.


O figurino da competição é definido pela Federação Portuguesa de Natação e obriga todos os atletas, Juvenis e Infantis, a nadar os 400 Estilos e uma prova longa. Os 800 Livres em femininos e os 1500 Livres em masculinos. No final somam-se os pontos alcançados pela tabela FINA em ambas as provas e encontram-se os vencedores, havendo prémios para os oito primeiros classificados de cada escalão.

Os Academistas conseguiram colocar 10 nadadores entre os premiados, sendo três deles os vencedores finais.

Foi das melhores prestações de sempre da formação Academistas, que conta ainda ter atletas medalhados a nível Nacional, fruto desta classificação.

Leonor Cardeal venceu e convenceu em ambas as provas que nadou, derrotando toda a concorrência vendendo o Torneio, de Infantis, com todo o mérito. Alice Rodrigues nadou pela primeira vez um torneio deste calibre e não deixou de vincar a sua qualidade, com a subida ao pódio final, com o bronze, também em Infantis.

Em masculinos o Académico brilhou pela mão de Tomás Sousa que não deu qualquer hipótese aos nadadores presentes no Fontelo. Foi o grande vencedor dos 400 Estilos e dos 1500 Livres. Ainda em Infantis destaque para André Santos que subir também ao pódio com Tomás Sousa, com a medalha de bronze, fruto dos seus bons registos nas duas provas. Tiago Ôlas foi também premida em Infantis com a quinta posição. Guilherme Dias esteve também nos prémios de Infantis, com a sétima posição da geral.

Em Juvenis Lara Fonseca classificou-se se na sexta posição, ficando com o oitavo lugar a também Academista Rita Oliveira.

Em Juvenis Masculinos os Academistas foram demolidores com os três lugares do pódio a pertenceram a nadadora do Académico, conseguindo ainda a sexta posição, por Martim Lavajo. O grande vencedor foi João Vitória, com o segundo lugar do pódio a pertencer a Miguel Batista e o bronze ao também Academista Guilherme Silva.

Depois desta prestação de grande sucesso o Académico de Viseu disputa já no próximo fim de semana o Meeting Internacional “Queima das Fitas”, no Complexo Olímpico de Coimbra, e disputa um Torneio de 1ª Braçada, em Estarreja.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora