Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge da Altice Empresas

Na edição deste ano, os candidatos tiveram de apresentar soluções de IoT que acelerem a digitalização das empresas e das organizações, otimizem os processos através da monitorização à distância, permitam uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou ajudem a enfrentar os desafios atuais da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus.

  • 13:01 | Sexta-feira, 11 de Setembro de 2020
  • Ler em 3 minutos

Foram ontem conhecidos os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge, uma competição tecnológica promovida pela Altice Empresas, marca do segmento empresarial da Altice Portugal, que desafia empresas e startups portuguesas a apresentarem soluções de Internet of Things (IoT) inovadoras e prontas a serem comercializadas.

Na edição deste ano, os candidatos tiveram de apresentar soluções de IoT que acelerem a digitalização das empresas e das organizações, otimizem os processos através da monitorização à distância, permitam uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou ajudem a enfrentar os desafios atuais da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus.

Este ano, devido ao aparecimento da COVID-19, foi a primeira vez que a final do IoT Challenge se transformou numa sessão simultaneamente presencial e online. Durante o evento, e após as várias apresentações dos candidatos, as empresas foram avaliadas pelo ilustre júri do concurso, através de sessões de perguntas e respostas.


Este ano o painel de júri foi composto por: Nuno Nunes, Chief Sales Officer para o segmento Business to Business da Altice Portugal, Luís Alveirinho, Chief Technology Officer da Altice Portugal, Sofia Rebola, Diretora de Controlo Técnico e Sistemas de Gestão do Grupo Altri, Ivo Antão, Administrador Executivo do Grupo Luz Saúde e Eduardo Fitas, Vice-Presidente da Accenture Portugal.

Os 3 Vencedores

A Infinite Foundryfoi uma das primeiras equipas a conquistar o júri com uma solução que consiste em reproduzir uma réplica da planta digital 3D da instalação industrial para monitorizar em tempo real o processo de produção e melhorar a eficiência operacional, remotamente.

A Indra Sistemas Portugal foi premiada pelo projeto “Onesait Motion”, uma solução que facilita a gestão operacional em tempo real de uma cadeia de fornecimento (supply chain), garantido a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo.

A Quantico Solutions foi outra das equipas vencedoras com o projeto “Vision4Lab”, uma solução que consiste numa plataforma composta por um sistema que permite que os profissionais de saúde possam gravar em vídeo os seus procedimentos recorrendo a um wearable device (óculos), de modo a que outros profissionais possam visualizar essas imagens, garantindo maior controlo e segurança.

Nuno Nunes, administrador responsável pelo segmento empresarial da Altice Portugal, refere que «Vivemos atualmente tempos de desafios e de novas oportunidades no mercado empresarial. Agora, mais que nunca, é tempo de mudar, transformar e inovar. Queremos continuar a intensificar o nosso modelo de negócio junto das empresas portuguesas, e graças ao IoT Challenge temos a oportunidade de fazê-lo em conjunto com os inovadores do amanhã. Numa altura em que o recurso a soluções e ferramentas tecnológicas como o IoT tem vindo a ser fundamental para dar resposta à retoma da atividade das empresas, o IoT Challenge assume-se como um catalisador no apoio e dinamização do ecossistema empresarial e consequentemente da economia do País.»

Foram 11 as equipas que chegaram à final, respondendo ao desafio lançado e utilizando o serviço de gestão de conectividade, IoT Connect da Altice Empresas, nas suas soluções. Entre os meses de julho e setembro, os participantes, puderam trabalhar com a equipa de Engenharia Altice do golabs. IoTpara testar as suas soluções. Para além das condições especiais na mensalidade e na taxa de ativação do serviço de conectividade IoT Connect da Altice Empresas que é atribuído a todos os finalistas, serão ainda concedidos prémios aos 3 vencedores, incluindo a oferta de 6 mensalidades do serviço IoT Connect da Altice Empresas, Startup passes para o WebSummit 2020, a divulgação das soluções nos canais de comunicação da Altice Empresas, a exposição da solução no Showroom da Altice Portugal bem como a possibilidade de integração da solução no portfólio da Altice Empresas.

Nas últimas quatro edições, o IoT Challenge juntou mais de 150 participantes e premiou um total de 15 equipas vencedoras, naquela que é considerada uma verdadeira oportunidade de agregar e identificar os melhores talentos da área da tecnologia em Portugal, dando-lhes as ferramentas para que possam fazer também parte do processo de transformação digital do tecido empresarial português, através da extensa rede de clientes e parceiros da Altice Empresas.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora