IPV participa no Plogging Challenge Portugal 2026 e reforça compromisso com os ODS

A iniciativa teve início pelas 9h30, junto ao Edifício dos Serviços Centrais do IPV, reunindo 18 participantes da comunidade académica, entre estudantes, docentes e não docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) e da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV).

Tópico(s) Artigo

  • 11:14 | Quarta-feira, 22 de Abril de 2026
  • Ler em 2 minutos

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) associou-se à 6.ª edição do Plogging Challenge Portugal, promovendo, no dia 15 de abril de 2026, uma ação que aliou atividade física à proteção ambiental.

A iniciativa teve início pelas 9h30, junto ao Edifício dos Serviços Centrais do IPV, reunindo 18 participantes da comunidade académica, entre estudantes, docentes e não docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) e da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV).

Os participantes percorreram vários espaços do Campus Politécnico e envolventes, numa caminhada ativa que resultou na recolha de aproximadamente 80 kg de resíduos, contribuindo para a limpeza e valorização do espaço público. No final da ação, os resíduos recolhidos foram devidamente separados, promovendo o seu correto encaminhamento e reforçando a importância da gestão sustentável dos resíduos.

Integrada no desafio nacional dinamizado pela organização Plogging Santa Maria da Feira, esta ação reforça o compromisso do IPV com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.


A iniciativa contribuiu diretamente para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente:

·         ODS 3 – Saúde de Qualidade, ao promover a atividade física e o bem-estar

·         ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, através da melhoria do espaço urbano

·         ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, incentivando a redução e correta gestão de resíduos

·         ODS 13 – Ação Climática, ao sensibilizar para comportamentos ambientalmente responsáveis

·         ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre, contribuindo para a preservação dos ecossistemas

Para além da recolha de resíduos, a atividade teve como principais objetivos:

·         Promover a reciclagem e a preservação ambiental

·         Sensibilizar para a importância da atividade física ao ar livre

·         Incentivar o voluntariado e a cidadania ativa

·         Valorizar os resíduos como recursos com potencial de reutilização

No âmbito desta iniciativa, os estudantes participantes irão receber um Certificado de participação em Voluntariado Ambiental, contribuindo para o reconhecimento formal do seu envolvimento cívico e permitindo enriquecer o seu percurso académico e curricular.

A ação contou com o apoio do EcoCampus ESTGV e EcoCampus ESSV, reforçando o papel das instituições de ensino superior na promoção de práticas sustentáveis e no envolvimento da comunidade académica em ações concretas de proteção do ambiente.

Pequenos gestos fazem a diferença — juntos, continuamos a construir um futuro mais sustentável.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora