De 10 a 12 de março decorreu a Empreende 6.0 | Semana do Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Viseu, que reuniu mais de 300 participantes provenientes das cinco escolas do Instituto Politécnico de Viseu, numa iniciativa que visa a promoção do espírito empreendedor junto da comunidade académica.
Ao longo de três dias, estudantes e docentes participaram em visitas, palestras e momentos de partilha, proporcionando um contacto direto com projetos e experiências reais de empreendedorismo e inovação.
O programa integrou visitas a empresas da região, as Politours, à ACC – Pré-fabricados de Betão e ao Centro de Biomassa de Viseu, que levaram os participantes a conhecer contextos empresariais e industriais, permitindo compreender de perto diferentes modelos de atividade e inovação.
No segundo dia, sob o tema “Ideias em Movimento”, o evento contou com a sessão de abertura pelo Presidente do IPV, José dos Santos Costa, seguida de intervenções inspiradoras de Marta Almeida da Master Mind Portugal e de Bia Peixe, Founder of Despertar Criativo®, que partilharam os desafios do empreendedorismo e da concretização de projetos.
O último dia foi dedicado ao Empreendedorismo de Impacto, destacando o papel da inovação na resposta a desafios sociais e ambientais. A sessão contou com a participação de Gonçalo Azevedo Silva, gestor na área da transição climática e empreendedor social, e com Francisca Pais e Marina Moreira, da IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social, que abordaram oportunidades de inovação com impacto na sociedade.
A Empreende 6.0 trata-se de uma iniciativa que reafirma o compromisso do Instituto Politécnico de Viseu em estimular o empreendedorismo, a criatividade e a capacidade de inovação entre os seus estudantes.