Realiza-se amanhã (quarta-feira, 8), no Convento São Francisco (Coimbra), a quinta edição do Inovação@UC, uma iniciativa anual que pretende colocar a inovação no centro da atividade da Universidade de Coimbra (UC). O evento contempla o anúncio e entrega do Prémio de Inovação J. Norberto Pires (17h30).
No Inovação@UC 2025 (com inscrições abertas, até final desta terça-feira, em https://ls.uc.pt/index.php/555296?lang=pt) os participantes vão ter a oportunidade de ficar a conhecer, através de apresentações curtas e dinâmicas, projetos das mais variadas áreas do saber com ligação à Universidade de Coimbra e a empresas e instituições externas.
Para além dos diferentes painéis, centrados em temas estratégicos como o Espaço, Computação Quântica, Materiais Avançados e Eletrónica Sustentável, a Economia Azul e a Sustentabilidade (que vão ter a participação de membros da comunidade UC), o programa contempla também conferências que vão ter como keynote speakers o ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e o Diretor-Geral da COTEC Portugal, Jorge Portugal.
Pelas 17h30, vai ser anunciado o projeto vencedor da 4.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires, lançado pelo Conselho Geral da UC para homenagear Joaquim Norberto Pires e distinguir iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas por estudantes, colaboradores, docentes, investigadores da UC ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição.
O evento encerra pelas 18h15 (programa completo disponível em https://www.uc.pt/events/inovacao-uc/programa/).
O Inovação@UC é organizado pela Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade do Conselho Geral da UC e pela Divisão de Transferência de Tecnologia – UC Business do Serviço de Promoção e Gestão da Investigação da Universidade de Coimbra. O evento conta desde a primeira edição com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra e da Fundação Santander Portugal. Esta edição conta também com o apoio do projeto regional INOVC+, financiado pelo programa Centro2030.