Imprensa da UC promove colóquio “Os desafios da transição digital” no Dia do Livro e dos Direitos de Autor

Os trabalhos – que, entre outras, vão abordar as questões “Como serão os livros e as revistas do século XXI? O poder transformador da imprensa de Gutenberg está atualmente nas mãos da informática em rede? Que valor e que função terão ainda os direitos de autor no mundo digital?”

Tópico(s) Artigo

  • 17:36 | Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
  • Ler em < 1

A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) comemora o Dia do Livro e dos Direitos de Autor, na próxima sexta-feira (dia 23), com o colóquio internacional “Os desafios da transição digital”. A iniciativa, em formato online (com transmissão através da plataforma Zoom), tem início às 15h00, com as intervenções do Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e da Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.

A partir das 15h15, a problemática dos direitos de autor no contexto da transição digital, à luz dos recentes desenvolvimentos legislativos e jurisprudenciais em Portugal e na União Europeia, no Brasil e no Direito Internacional, será tratada por um painel de palestrantes portugueses e brasileiros, composto pelos professores Dário Moura Vicente e José Alberto Vieira (Universidade de Lisboa), Silmara Chinellato e António Carlos Morato (Universidade de São Paulo), Marcos Wachowicz (Universidade Federal do Paraná – Curitiba) e Nuno Sousa e Silva (Universidade Católica Portuguesa – Porto), cabendo a conferência de encerramento a Luís Reis Torgal (Universidade de Coimbra).

Os trabalhos – que, entre outras, vão abordar as questões “Como serão os livros e as revistas do século XXI? O poder transformador da imprensa de Gutenberg está atualmente nas mãos da informática em rede? Que valor e que função terão ainda os direitos de autor no mundo digital?” – serão conduzidos pelo novo Diretor da IUC, Alexandre Dias Pereira, que salienta “a importância e a atualidade do debate sobre os desafios da transição digital no domínio do livro e dos direitos de autor”.


O evento tem entrada livre, mas sujeita a inscrição via imprensa@uc.pt. A transmissão online será feita através do endereço https://videoconf-colibri.zoom.us/j/6097782198.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora