Gerador cria festival virtual para debater o interior de Portugal

Este festival, exclusivamente online, pretende dinamizar o debate de temas fulcrais para o interior do país, promovendo a participação de todos e procurando estabelecer pontes entre os temas relevantes para os municípios do interior e a opinião pública.

Tópico(s) Artigo

  • 14:45 | Segunda-feira, 01 de Março de 2021
  • Ler em 3 minutos

“Descobre o teu interior” é um festival anual, de dois dias, que debate o interior do país e dá visibilidade às comunidades que o compõem. Terá três palcos virtuais, dedicados a conversas, música e cinema;

O festival online, que aborda temáticas como o novo turismo interno, a cultura e educação ou as consequências da pandemia, conta com a presença de mais de 25 personalidades, como a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, Ana Abrunhosa, Secretária de Estado da Coesão Territorial, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, Joana Mortágua, Adolfo Mesquita Nunes, Margarida Pinto Correia, João Teixeira Lopes ou o escritor Afonso Cruz, o coreógrafo Rui Horta ou o diretor do Festival Bons Sons, Miguel Atalaia.

O Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, anuncia a criação do primeiro festival que põe o foco no interior de Portugal. Com a duração de dois dias e transmissão online, o “Descobre o teu interior” realiza-se no site do Gerador (www.gerador.eu), nos dias 9 e 10 de abril, com 3 palcos e um reconhecido painel de personalidades da sociedade portuguesa, da política à cultura, que se juntam para debater o estado do interior do país e refletir sobre o seu futuro.


Numa altura em que o interior tem servido de escape a muitos portugueses, a pandemia trouxe também a oportunidade de voltar a falar, debater e discutir o interior do país e a sua sustentabilidade. Neste primeiro ano, o “Descobre o teu Interior” conta com uma programação de conversas dedicadas a temas atuais, como “As consequências da pandemia para o interior”; “O interior visto pelas novas gerações”; “O novo turismo interno”; “Resiliência do interior”; “Cultura e educação” ou “Desenhar o futuro do interior”.

A programação abre com um debate sobre o estado do interior do país atualmente, com a presença de Joana Mortágua, Adolfo Mesquita Nunes e Pedro Delgado Alves, e encerra no dia 10 de abril com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Destaca-se, ainda, a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior que, juntamente com André Tomé da Câmara Municipal de Beja e o sociólogo João Teixeira Lopes, participará no painel que debate as consequências da pandemia para o interior; Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, integra o painel dedicado ao novo turismo interno, juntamente com Dalila Dias, coordenadora do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) da Rede das Aldeias Históricas de Portugal; Margarida Pinto Correia fará parte da conversa dedicada à resiliência do interior, com Francisco Ferreira da ZERO e Carlos Miguel, Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional; já o escritor Afonso Cruz, partilhará a sua visão no painel dedicado à cultura e educação, acompanhado pela Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora.

Na conversa ‘Desenhar o futuro do interior’, intervém Sara Barriga Brighenti, sub-comissária do Plano Nacional das Artes e Catarina Valença Gonçalves, fundadora e CEO da Spira. No painel ‘O interior visto pelas novas gerações’ serão ouvidas as vozes de Carolina Garfo, artista de Trás-os-Montes; Lara Seixo Rodrigues, fundadora da Mistaker Maker; e Miguel Atalaia, diretor do Festival Bons Sons. Rui Horta junta-se a Magda Henriques, das Comédias do Minho, para falar sobre a cultura no interior do país.

Este festival, exclusivamente online, pretende dinamizar o debate de temas fulcrais para o interior do país, promovendo a participação de todos e procurando estabelecer pontes entre os temas relevantes para os municípios do interior e a opinião pública. Para além dos painéis de conversa, o festival conta ainda com palcos e pavilhões virtuais que receberão a programação paralela, como o Palco Música Portuguesa a Gostar dela Própria, com curadoria de Tiago Pereira, um palco dedicado a cinema português, com curadoria da Academia Portuguesa de Cinema e, ainda, pavilhões com programação dos municípios parceiros do festival, como a Câmara Municipal de Mértola e da Guarda ou, até, uma sala de convívio, um bar e uma loja onde será possível participar num conjunto de experiências virtuais originais.

Os bilhetes para o festival “Descobre o Teu Interior” já estão à venda no site do Gerador (www.gerador.eu). É possível comprar um passe de 2 dias a 9 euros (preço geral) ou a 3 euros para os residentes nos municípios parceiros do festival e Sócios Gerador. Todos os conteúdos vão ficar disponíveis para consulta, até ao fim do ano, para todos os participantes.

 

O Gerador é uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação. Mais informações em gerador.eu

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora