FICOR regressa ao município de Coruche em formato presencial e cheia de vitalidade

Durante estes quatro dias a capital mundial da cortiça será palco de diversas conferências e debates, desfiles de moda, concertos, espetáculos de stand-up comedy, provas de vinho e terá também espaços dedicados à gastronomia.

Tópico(s) Artigo

  • 18:02 | Terça-feira, 24 de Maio de 2022
  • Ler em 3 minutos

O Município de Coruche, entidade líder da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, recebe a FICOR – Feira Internacional da Cortiça entres os dias 26 a 29 de maio, num formato completamente presencial, após dois anos em modelo limitado devido à pandemia.

Durante estes quatro dias a capital mundial da cortiça será palco de diversas conferências e debates, desfiles de moda, concertos, espetáculos de stand-up comedy, provas de vinho e terá também espaços dedicados à gastronomia.

O primeiro dia do evento organizado pela Câmara Municipal de Coruche, o dia da Fileira da Cortiça, terá início com a reunião anual do “Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça” que conta com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino. Nesse mesmo dia pelas 11 horas terá lugar a Assembleia Geral da RETECORK, Rede Europeia de Territórios Corticeiros, da parte da tarde, às 15 horas, será apresentado o Plano de Salvaguarda da Tiragem da Cortiça do concelho de Coruche e o passaporte e brochura promocional do território “Montado de Sobro e Cortiça – Um Território a descobrir”. De seguida, será inaugurada pelas 17h a exposição de fotografia “Descortiçar – Amadia, a arte de retirar a casa sem ferir o Sobreiro” na galeria do mercado municipal às 17H,


A inauguração oficial da FICOR será às 18h30 no dia 26 de maio e contará com a presença do Sr. Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Um dos principais destaques da Feira Internacional da Cortiça deste ano vai para o desfile de moda Coruche Fashion Cork, apresentado por Isabel Angelino, no qual serão dados a conhecer os projetos e as ideias candidatas à V edição do “Concurso de Ideias e Criatividade”.

Na maior feira de cortiça do País, sucedem-se as provas e as Conversas Sobre o Vinho no Wine & Cork, espaço exclusivamente dedicado a provas livres e à reflexão sobre a interação simbiótica e ancestral da cortiça e do vinho. Por outro lado, no espaço Sabores do Montado, haverá a degustação da gastronomia e dos sabores do território. O  Município promete, ainda, momentos de evasão e desportivos como a Corrida das Pontes e da Família ou o I Concurso Morfofuncional do Cavalo Luso-Árabe, não esquecendo uma grandiosa corrida de toiros, lidada mano a mano por Rui Fernandes e João Ribeiro Telles.

Esta será a primeira edição da FICOR após o reconhecimento da “Tiragem da Cortiça” enquanto “Património Cultural Imaterial de Portugal”.

Conheça todo o programa da FICOR – Feira Internacional da Cortiça: http://www.ficor.com.pt/programa-3/  

 

 

Sobre o Montado de Sobro e Cortiça:

O PROVERE “O Montado de Sobro e Cortiça” obteve o reconhecimento formal da sua Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) “O Montado de Sobro e Cortiça” a 29 de Julho de 2009, no âmbito do anterior período de programação financeira (Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 – QREN). Neste contexto, e para além de entidades públicas, integrava agentes da fileira da cortiça com atividades num largo espectro, desde o montado de sobro ao produto transformado final, num total de 19 entidades.

No seguimento da EEC aprovada no QREN 2007‐2013, das recomendações feitas no processo de avaliação decorrido no ano de 2015 e de acordo com os desígnios do Convite Nº ALT20-28-2016-12 e do POR Alentejo 2020 (designadamente no que respeita à Prioridade de Investimento 8.9), foi revisitada a Estratégia , reforçada a Parceria e proposto um novo Programa de Ação para o período 2014-2020, tendo sido aprovada a 12 de outubro de 2016 a nova EEC PROVERE “O Montado de Sobro e Cortiça 2014-2020”.

Assim, o “O Montado de Sobro e Cortiça” responde aos novos desafios dos territórios do montado de sobro e da cortiça, fomentando a competitividade deste território de baixa densidade, conferindo-lhes valor e consolidando a sua identidade e potencial económico focados no recurso endógeno.

 

(Foto DR)

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora