Feira Medieval de Torre de Moncorvo regressa de 8 a 10 de Abril de 2022 

O Rei D. Dinis não só apreciava literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo.

  • 15:57 | Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022
  • Ler em < 1

Após a não realização durante os últimos dois anos, devido à pandemia da covid-19, a Feira Medieval de Torre de Moncorvo regressa nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, com o tema principal “Trovas de D’ El Rei D. Dinis na Terra do Ferro”.

O Rei D. Dinis não só apreciava literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo. Aos nossos dias chegaram 137 textos da sua autoria, distribuídos por todos os géneros (cantigas de Amor, cantigas de Amigo e cantigas de Escárnio e Maldizer).

Em 2022, a Feira Medieval mantém as suas características mais importantes, a de ser dedicada ao rei D. Dinis e do Ferro de Moncorvo estar presente em todas as edições.


D. Dinis na sua passagem por Santa Cruz da Vilariça verifica a centralidade do lugar onde hoje se situa Torre de Moncorvo e a sua importância na defesa contra as incursões espanholas, atribuindo a 12 de Abril de 1285 foral a “Turre Menendi Corvi “ e mandando-lhe construir a cerca, como refere o documento de 1295.  A 2 de Novembro de 1319 concede-lhe Carta de Feira.

Com o surgimento desta nova vila, D. Dinis incentiva o povoamento e a exploração económica da região, fomentou todos os meios de uma riqueza nacional, na extração de prata, estanho e ferro.

Assim, no decorrer dos três dias são várias as experiências que podem ser vividas, as recriações históricas e cantigas de amigo, escárnio e maldizer que serão interpretadas na terra do ferro.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora