Exposição em espaço público evoca a memória do escritor e político Mário Sacramento

A mostra, integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e organizada em parceria com o Museu do Neo-Realismo, aborda a vida e a obra desta figura de referência de Aveiro.

Tópico(s) Artigo

  • 12:23 | Quarta-feira, 27 de Março de 2024
  • Ler em < 1

A exposição “Façam o mundo melhor, ouviram? Mário Sacramento 1920-1969”, dedicada à vida e à obra do escritor e político Mário Sacramento, estará patente na Praça da República, em Aveiro, entre 24 de março e 21 de abril.

A mostra, com selo de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e organizada em parceria com o Museu do Neo-Realismo – detentor do espólio do autor –, pretende dar a conhecer melhor o percurso desta figura de referência aveirense, explorando a sua dimensão cultural, social e política, nomeadamente através do trabalho que desenvolveu na teorização do neorrealismo.

O neorrealismo é um movimento que se estrutura, na Europa e no mundo, no período entre as duas Guerras Mundiais, e que chegou a Portugal no início dos anos 40 do século XX. Surge como oposição ao idealismo, procurando mostrar a realidade nua e crua, sem filtros.

É em todo este ambiente cultural e político que Mário Sacramento se insere, desenvolvendo a sua atividade de crítica e ensaísmo literário, bem como o seu compromisso cívico e político, através da organização dos Congressos Republicanos de Aveiro (ou da Oposição Democrática), que marcaram o rumo da história recente de Portugal.


 

Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora