Estádio Universitário Recebe Talento no Campeonato Territorial de Base de Ginástica Acrobática

Para a AGDCentro, “esta prova mostrou a muita qualidade da ginástica acrobática que se faz nos nossos clubes, mesmo no escalão base, congratulando-se com o apuramento de um grande número de pares e grupos para o campeonato nacional”.

Tópico(s) Artigo

  • 9:43 | Quinta-feira, 06 de Abril de 2023
  • Ler em 3 minutos

As bancadas do Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra foram, novamente, curtas para receber as centenas de pessoas que, no domingo passado, se deslocaram para assistir ao Campeonato Territorial de Base de Ginástica Acrobática, organizado pela Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro) em co-organização com a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Nove clubes do centro do país participaram na competição, em concreto, a AAC, a ACG – Academia CantanhedeGym, a ACMC – Associação Cristã da Mocidade Coimbra, a AE3P – Associação Estrela de Três Pontas (Covilhã), o AgCC – AcroGym Clube de Coimbra, a AGCX – Associação de Ginástica de Condeixa, a ALBIGYM – Associação Juvenil, gimnodesportiva e Cultural Magda Rocha, o CGOH – Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital e o GRVM – Grupo Desportivo Vigor da Mocidade (Coimbra), proporcionando uma manhã dinâmica e de muito talento aos espectadores. Muitos não conseguiram lugar sentado e passaram toda a manhã de pé, só para conseguir ver, durante cerca de três minutos, a actuação dos seus ginastas.

Nesta prova, o destaque vai para o GRVM, que conseguiu oito primeiros lugares, nomeadamente pelo grupo feminino iniciado Suraje Pinto / Maria Fernandes / Margarida Redinha, pelo par feminino iniciado Joana Gouveia /Sofia Bairrada, pelo par misto juvenil base Guilherme Menezes / Isabela Apolónia, pelo par feminino juvenil base Yasmin Briosa / Inês Rodrigues, pelo par masculino juvenil base Tomás Gonçalves / João Redinha, pelo grupo feminino júnior base Inês Serens / Maria Costa / Leonor Ferreira e coletivamente por equipas no escalão iniciado (Teresa Simões / Leonor Reis / Lara Lopes / Matilde Madeira / Teresa Mógo / Suraje Pinto / Maria Fernandes / Margarida Redinha) e no escalão juvenil base (Tomás Gonçalves / João Redinha / Yasmin Briosa / Inês Rodrigues / Francisca Serens / Carolina Almeida / Beatriz Silva).


Nos iniciados, o par misto composto por Tomás Gouveia / Diana Campises (AAC) venceu no seu escalão. A AE3P foi campeã territorial em pares femininos, no escalão júnior, com as ginastas Patrícia Lopes / Marta Marques. Venceu, ainda, a competição por equipas do mesmo escalão (Patrícia Correia / Laura Madaleno / Patrícia Lopes / Marta Marques / Inês Figueiró / Joanna Martins / Mariana Gavinhos).

O AgCC venceu em grupos femininos no escalão juvenil base com as ginastas Sofia Santos / Constança Heleno / Inês Marques. Estreando-se nesta disciplina, a ALBIGYM conquistou o primeiro lugar em pares mistos seniores com os ginastas André Lucas / Beatriz Cunha.

Nesta prova foram apurados 45 pares / grupos para o Campeonato Nacional de Base que se realizará em Cascais nos dias 13 e 14 de maio em Cascais.

Para a AGDCentro, “esta prova mostrou a muita qualidade da ginástica acrobática que se faz nos nossos clubes, mesmo no escalão base, congratulando-se com o apuramento de um grande número de pares e grupos para o campeonato nacional”.

A Associação lamentou ainda “muitos familiares e simpatizantes que se deslocaram à prova tivessem de ficar de pé ou em locais de muito pouca visibilidade, revelando a necessidade que Coimbra tem da casa da ginástica, já que todos os espaços que os clubes disponibilizam nas condições de que eles próprios são reféns, não dignificam nem a modalidade nem os seus apoiantes, expondo e pondo a nu a emergência duma solução condigna para os ginastas, quem tanto oferecem à região. Isto só mostra a resiliência de quem ama a ginástica”.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora