“Esperança” volta a Sernancelhe

Pelo 2º ano surge “Esperança”, exposição colectiva em espaço aberto, de instalações artísticas, pintura, fotografia, escultura, literatura, street art…

Tópico(s) Artigo

  • 7:41 | Terça-feira, 20 de Julho de 2021
  • Ler em 2 minutos

Sernancelhe tem uma forte e inquestionável tradição e acção cultural.

O rosto do pelouro da Cultura é Armando Mateus, engenheiro de formação, pessoa dedicada à etnografia, ao folclore, à gastronomia, à pintura, áreas nas quais tem deixado vivamente impresso o seu contributo. Nos últimos anos, com uma equipa muito eficaz, tem dado corpo às mais variadas iniciativas culturais. A RD foi ouvi-lo.

 


 

AM: O Município tem desenvolvido e implementado eventos de dimensão nacional, tais como: a Festa da Castanha, o Festival das Sopas, o Ser+ Cultura, a Feira Aquiliniana, Lições de Jovens Mestres (Piano), e outros mais.

Devido às circunstâncias pandémicas actuais, houve naturalmente eventos que foram readaptados, outros anulados e outros ainda criados para dar resposta às novas exigências vividas.

Pelo 2º ano surge “Esperança”, exposição colectiva em espaço aberto, de instalações artísticas, pintura, fotografia, escultura, literatura, street art…

Este evento decorrerá de 23 de Julho a 23 de Agosto, nas principais artérias e espaços históricos da vila de Sernancelhe, privilegiando este ano o novo Espaço da Castanha e do Castanheiro. Este espaço, recém-inaugurado pela secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, tem como principal objectivo valorizar um dos ex-libris locais, a variedade da Castanha Martaínha, uma das riquezas endógenas deste território, em três distintas áreas: a promoção e divulgação do fruto e suas potencialidades; um espaço multimédia visando apresentar o sector agrícola e relevando a sua importância no concelho; uma área de investigação gastronómica centrada neste produto.

 

Este mesmo espaço, no evento “Esperança”, albergará exposição de fotografia, escultura e vídeo, realizando-se na sua ampla esplanada os eventos literários, ao longo deste mês, em espaço aberto.

Esta iniciativa estará sujeita a reprogramações de última hora, consoante a evolução pandémica, destacando a segurança e o cumprimento das normas sanitárias, contribuindo com aprazíveis momentos musicais e literários, não esquecendo que um dos outros ex-libris locais é Aquilino Ribeiro, o escritor nascido no Carregal, de Sernancelhe.

Mais informação aqui…

Sernancelhe organiza a 2ª edição da Exposição Colectiva Esperança

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora