Escola das Artes recebe aula aberta do professor alemão Ulrich Baer

Nesta aula aberta, Baer procurará investigar a forma como as imagens são agentes decisivos no nosso mundo em transformação. Neste sentido, o investigador tentará explicar algumas diferenças entre testemunhos e representação para mostrar como as imagens se podem tornar agentes de mudança em vez se serem meras reflexões de uma determinada realidade.

Tópico(s) Artigo

  • 19:08 | Segunda-feira, 07 de Março de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Escola das Artes da Universidade Católica no Porto promove mais uma sessão do novo ciclo de aulas abertas. Desta vez, a aula aberta contará com a presença de Ulrich Baer e terá lugar já no próximo dia 10 de março, às 18h30. Ulrich Baer é professor da New York University (NYU) e diretor do Center for the Humanities da mesma universidade, onde leciona fotografia e literatura. O tema da sua aula aberta será “Photography as Witness: On some Distinctions between Documentary and Testimonial Images” (“Fotografia como testemunho: algumas distinções entre imagens documentais e testemunhais“).

 


 

A obra Ulrich Baer inclui livros sobre uma variedade de tópicos como poesia, fotografia, liberdade de expressão, 11 de setembro, testemunhos do Holocausto, bem como um romance distópico (We Are But a Moment, 2017) e uma coleção de histórias (Beggar’s Chicken: Stories from Shanghai, 2012). Bauer traduziu e editou ainda vários volumes dos escritos de Rainer Maria Rilke, e mais recentemente Rilke on Love (2020) e The Dark Interval: Letters on Loss, Grief, and Transformation (2018). Recebeu duas vezes o prémio de ensino da NYU.

Nesta aula aberta, Baer procurará investigar a forma como as imagens são agentes decisivos no nosso mundo em transformação. Neste sentido, o investigador tentará explicar algumas diferenças entre testemunhos e representação para mostrar como as imagens se podem tornar agentes de mudança em vez se serem meras reflexões de uma determinada realidade.

Daniel Ribas, coordenador do mestrado em Cinema da Escola das Artes, salienta “Nestas sessões públicas abertas à comunidade, os nossos estudantes entram em contacto com artistas, curadores e pensadores que estão na vanguarda das suas respetivas áreas. Esta é uma dimensão fundamental para que no seu desenvolvimento artístico e profissional possam ganhar consciência sobre as discussões que marcam o meio artístico e o pensamento crítico. Os nossos alunos crescem em diálogo com o meio artístico e preparados para criar trabalho de grande relevância.”

O programa das Aulas Abertas 2022 da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto integra artistas, investigadores e ativistas de áreas e contextos distintos. Os encontros têm como objetivo contribuir para os debates contemporâneos que circundam as práticas artísticas e o pensamento crítico.

As aulas abertas arrancaram no mês de fevereiro e além de Ulrich Bauer, os outros nomes já confirmados são Manthia Diawara (17 de março), Ângela Ferreira (21 de abril), Rosangela Rennó (28 de abril), Filipa Lowndes Vicente (12 de maio), Jessica Sarah Rinland (19 de maio) e Marinho de Pina (26 de maio).

As Aulas Abertas são de entrada gratuita e realizam-se às quintas-feiras (18h30), entre fevereiro e maio de 2022, no Auditório Ilídio Pinho na Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa.

 

AULA ABERTA COM ULRICH BAUER

· 10 MARÇO · 18H30

Entrada Livre

Escola das Artes da Universidade Católica

Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto

Para mais informações sobre todos as sessões e artistas convidados, consulte:

https://artes.porto.ucp.pt/aulasabertas .

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora