Em Março, desliga-te e dedica uma hora ao planeta

Faltam 40 dias para a Hora do Planeta 2023, o maior evento da WWF dedicado à consciencialização para a proteção do nosso planeta.  No dia 25 de março às 20:30, hora local, a ANP|WWF desafia todas as pessoas a dedicarem 60 minutos ao nosso planeta, numa ação global concertada que reunirá milhares de atividades pela sustentabilidade.

Tópico(s) Artigo

  • 10:23 | Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023
  • Ler em 2 minutos

A Hora do Planeta 2023 está a chegar, e irá juntar, mais uma vez, milhões de pessoas em todo o mundo em defesa da natureza.

Em 2023, a WWF vai dar uma nova vida a esta missão e apela a todas as pessoas a dedicarem 60 minutos a fazerem algo de positivo pelo nosso planeta. Em Portugal, a ANP|WWF vai assinalar a Hora do Planeta através da realização de um Peddy Paper no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, e da inauguração de uma instalação sobre alimentação sustentável na Praça do Município.

Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “Este ano queremos que a Hora do Planeta vá para além do simbólico desligar das luzes. Queremos desafiar todas as pessoas a desligarem-se das distrações e a dedicarem uma hora a uma ação concreta que beneficie diretamente o planeta. Sabemos que a produção de alimentos é responsável por quase 30% de todas as nossas emissões de carbono. Por que não dedicar 60 minutos a preparar uma refeição boa para a nossa saúde e para a saúde do planeta?”.

A Hora do Planeta é o maior movimento global pelo ambiente e pretende mobilizar cidadãos, empresas e governos para fazerem parte da discussão, mas sobretudo das soluções necessárias para garantir um futuro sustentável e com qualidade para todos.


Desde 2007, esta iniciativa tem vindo a focar-se nas questões das alterações climáticas e da perda da natureza, tendo alcançado mais de 190 países e territórios e milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, o evento reforça a sua parceria com os jovens, contando com o apoio do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que irão trabalhar em conjunto com os seus agrupamentos as questões ligadas à alimentação sustentável. De salientar que o CNE é parceiro de longa data da ANP|WWF, contando com um grande envolvimento escutista mundial, num movimento que realça a verdadeira importância dos valores da sustentabilidade ambiental, e que são também valores que o escutismo comunga.

Em Portugal, empresas e municípios têm demonstrado o seu apoio à Hora do Planeta nos últimos anos, não só a desligar as luzes de edifícios e monumentos mas também com a criação de eventos em prol do planeta. Para este ano, a ANP|WWF já está em contacto com diversas entidades e municípios para que se juntem à Hora do Planeta.

A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação da natureza e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, através conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis seja sustentável, e promovendo a redução da poluição e do desperdício.

A ANP (Associação Natureza Portugal) é uma ONG portuguesa que trabalha em Portugal em associação com a WWF, com vista a conservar a diversidade biológica e dos recursos nacionais, procurando um planeta em que as pessoas consigam viver em harmonia com a natureza. Siga o nosso trabalho em www.natureza-portugal.org.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora