Critical Software vai expandir o seu Centro de Competências em Viseu e criar 200 postos de trabalho adicionais

“A Critical Software é uma empresa de ponta nos setores que representa e está determinada em fazer um grande investimento na região de Viseu, olhando para nós como uma prioridade”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo.

Tópico(s) Artigo

  • 19:19 | Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025
  • Ler em 3 minutos

Contrato de subarrendamento entre o Município de Viseu e a empresa tecnológica foi hoje celebrado. Seguem-se agora as obras de adaptação e qualificação dos novos espaços a ocupar na Vissaium XXI, edifício onde funciona o atual escritório do Centro de Competências em Viseu.

Radicada em Viseu desde 2018, a empresa tecnológica Critical Software continua a crescer e pretende expandir os seus projetos e negócios no concelho e na região.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi hoje concretizado um novo e promissor passo nesse sentido: a assinatura do contrato com o Município de Viseu para o subarrendamento de novos espaços no edifício Vissaium XXI, por um período de seis anos, que possibilitam a expansão do atual Centro de Competências em Engenharia de Software ali radicado.

 


“A Critical Software é uma empresa de ponta nos setores que representa e está determinada em fazer um grande investimento na região de Viseu, olhando para nós como uma prioridade”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo.

“Obviamente que o Município de Viseu pretende ser um agente facilitador e continuará a zelar pelos interesses de empresários e investidores. Estamos cientes do impacto que este tipo de investimento representa para o desenvolvimento económico da região, no seu posicionamento estratégico e na geração de emprego qualificado”, afirmou o autarca. “Esta região e este concelho precisam desse investimento, desse compromisso e nós tudo faremos para criar condições para que isso aconteça”.

Gonçalo Quadros, Chairman da Critical Software, sublinhou a ligação forte a Viseu e o potencial do concelho e região no percurso da empresa. “Nós planeamos acrescentar 200 pessoas, trabalho altamente qualificado e talentoso à nossa equipa de Viseu, e fazemo-lo porque temos tido um percurso muitíssimo bom nesta cidade. A nossa aposta em Viseu é uma aposta que vem de trás e que vai continuar a ser feita”, destacou.

Precisamos de desenvolver talento, de criar comunidades fortes e vibrantes, em espaços que nos inspirem, espaços criativos. Viseu está na linha da frente no que respeita à capacidade de encontrarmos esse tipo de respostas”, reforçou o Chairman da Critical Software.

“A assinatura deste contrato faz parte de uma ligação a um sítio, a uma terra que já nos deu muito e que nós achamos que nos pode continuar a dar muito. A Critical está a afirmar-se num conjunto de indústrias e desafios europeus, que hoje temos que enfrentar com determinação e ambição. Julgamos que Viseu pode ser um aliado fortíssimo na resposta a esses mesmos desafios”, finalizou Gonçalo Quadros.

A celebração deste contrato permite que a Critical Software possa assim dar continuidade aos seus planos de expansão no território, que passam por criar mais 200 postos de trabalho, a médio e longo prazo.

Desde logo, a empresa irá assegurar, num investimento aproximado de 322 mil euros, as obras de adaptação e qualificação dos novos espaços no edifício Vissaium XXI, valor esse que será, posteriormente, deduzido nas rendas.

Este investimento abrange ainda algumas intervenções estruturais no edifício, essenciais à prossecução das obras, o que, consequentemente, beneficiará todo o equipamento.

A Critical Software, fundada em 1998 e com sede em Coimbra, tem vindo a afirmar-se como uma referência nacional e internacional no desenvolvimento e integração de soluções de software e hardware para sistemas críticos, bem como na prestação de serviços de consultoria e auditoria em tecnologias da informação.

A sua atuação abrange setores de elevada exigência tecnológica, nomeadamente Defesa, Aerospacial, Espacial, Mobilidade, Segurança, Energia, Serviços Financeiros, Dispositivos Médicos e Ferrovia.

Desde a abertura do primeiro escritório temporário em Viseu, em 2018, registaram um crescimento sustentado, fruto do dinamismo da região e da aposta contínua na captação e retenção de talento local. Em 2020, inauguraram o atual escritório, no edifício Vissaium XXI, que permitiu aumentar a capacidade instalada para 70 postos de trabalho, número que, em finais de 2022, já se encontrava praticamente esgotado, com 75 colaboradores afetos ao escritório de Viseu.

Atualmente, contam com 105 colaboradores neste polo, número que reflete o sucesso da estratégia de crescimento e a confiança depositada na região de Viseu como centro de excelência tecnológica.

A empresa acredita que esta expansão contribuirá não só para o reforço do ecossistema tecnológico local, mas também para a criação de emprego qualificado e para o desenvolvimento económico e social da região de Viseu.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora