CNC-UC e Marionet coproduzem performance científico-teatral sobre apneia do sono

De acordo com a Associação Portuguesa do Sono (APS), 20% dos portugueses têm dificuldade em dormir, sendo que 60% foram diagnosticados com um distúrbio do sono.

Tópico(s) Artigo

  • 18:14 | Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
  • Ler em 2 minutos

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a companhia de teatro Marionet vão apresentar uma performance científico-teatral sobre a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), intitulada “A Máquina dos Sonhos”, no dia 27 de outubro às 21h30, no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

De acordo com a Associação Portuguesa do Sono (APS), 20% dos portugueses têm dificuldade em dormir, sendo que 60% foram diagnosticados com um distúrbio do sono. “A Máquina dos Sonhos” – uma combinação de performance teatral com apresentação científica – explora o tema da SAOS e visa aprofundar o conhecimento e dados de investigação recentes relativos a esta doença. Nesta sinergia entre arte e ciência, é também objetivo evidenciar as diferenças e semelhanças de linguagem entre ambas as áreas.

Esta iniciativa do projeto SleepApneaID do CNC-UC vem no seguimento de outras atividades de sensibilização para esta doença. O SleepApneaID, iniciado em 2017, tem como principal objetivo desenvolver um diagnóstico precoce e acompanhamento do tratamento de uma forma mais simples para a SAOS, assim como atividades de sensibilização para a mesma.

A performance começou a ser desenvolvida no âmbito do Laboratório do Desconhecimento, uma iniciativa de pesquisa e criação da Marionet em parceria com o CNC-UC, tendo por finalidade abordar desafios científicos com uma equipa multidisciplinar de cientistas e artistas. As reflexões resultantes têm sido partilhadas publicamente em vários eventos, como a Noite Europeia dos Investigadores 2018 e o Dia Mundial do Sono de 2019.


A peça de teatro foi uma das dez iniciativas de promoção da cultura científica premiadas pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar, no âmbito da comemoração dos 730 anos da Universidade de Coimbra.

O evento seguirá as normas de segurança e higiene, de acordo com a Direção-Geral de Saúde. Os interessado em assistir ao espetáculo terão de preencher o seguinte formulário de inscrição: https://bit.ly/3jdyH1U.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora