CIMDouro reabre as feiras nos 19 municípios

Os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro deliberaram hoje, 20 de maio, aprovar a reabertura de todas as feiras na região.

Tópico(s) Artigo

  • 22:49 | Quarta-feira, 20 de Maio de 2020
  • Ler em < 1

Os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro deliberaram hoje, 20 de maio, aprovar a reabertura de todas as feiras na região. A decisão foi unânime e surge na sequência da resolução do Conselho de Ministros de 17 de maio, que estabeleceu o gradual levantamento de restrições para várias atividades económicas, incluindo as feiras que decorrem em todos os concelhos da área geográfica da CIMDOURO. Agora, e respeitando planos de contingência específicos que serão apresentados pelos municípios, as feiras serão retomadas a partir de hoje.

Os planos de contingência, que estão a ser preparados no sentido de criar condições de segurança que permitam a realização das feiras dentro dos requisitos estabelecidos pelas autoridades de saúde competentes, contemplam regras específicas que visam proteger feirantes e clientes e garantir que não surgem novos casos de Covid-19 na região.

A operacionalização do regresso das feiras e mercados irá assim ser efetuada município a município, com a adaptação dos planos de contingência às circunstâncias específicas de cada um dos espaços e da respetiva procura estimada, podendo deste modo existir a possibilidade de algumas feiras começarem a operar já nos próximos dias e outras em que tal apenas venha a ser viável no mês de junho.


Recorde-se que a limitação à realização das feiras começou no dia 11 de março, aquando da declaração da pandemia provocada pela COVID-19. E que os municípios da CIMDouro, também de forma coordenada, resolveram responder de forma coordenada, promovendo o impedimento das mesmas, numa medida que visou conter a propagação do vírus, controlar a pandemia e garantir a segurança das populações.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora