Balanço da Campanha “Taxa Zero ao Volante”

Conduzir sob a influência do álcool causa perturbações ao nível de aspetos cognitivos e do processamento de informação que acarretam, entre outros efeitos, uma menor capacidade e rapidez de decisão, aumento do tempo de reação e descoordenação de movimentos.

Tópico(s) Artigo

  • 11:26 | Terça-feira, 12 de Julho de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 5 a 11 de julho e teve como objetivo alertar os condutores dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação do serviço da administração regional da Região Autónoma da Madeira em ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, nas localidades de Torres Vedras, Aveiro, Braga, Porto e Ceira. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma da Madeira.


Na campanha foram sensibilizados 411 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

§  Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica;

§  Os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves;

§  Conduzir sob a influência do álcool causa perturbações ao nível de aspetos cognitivos e do processamento de informação que acarretam, entre outros efeitos, uma menor capacidade e rapidez de decisão, aumento do tempo de reação e descoordenação de movimentos.

Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, realizadas entre os dias 5 e 11 de julho, foram fiscalizados presencialmente 44.485 veículos, tendo sido registado um total de 12.468 infrações, das quais 866 relativas à condução sob o efeito do álcool.

No período da campanha, de 5 a 11 de julho registou-se um total de 2.724 acidentes, de que resultaram 6 vítimas mortais, 47 feridos graves e 844 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 403 acidentes, menos 2 vítimas mortais, menos 8 feridos graves e mais 74 feridos leves.

As 6 vítimas mortais, 4 das quais do sexo masculino, tinham idades entre 43 e 73 anos.

Os acidentes ocorreram nos distritos do Porto, Guarda, Portalegre, Lisboa e Setúbal.

Estes acidentes resultaram de 2 colisões, 2 despistes e 2 atropelamentos.

Os veículos envolvidos foram maioritariamente ligeiros e, no acidente do distrito do Porto (atropelamento) houve 3 veículos envolvidos num choque em cadeia originado pelo atropelamento.

No acidente da Guarda esteve envolvido um trator agrícola e num dos acidentes de Setúbal um motociclo.

Os atropelamentos ocorreram nos distritos do Porto e Setúbal.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora