Apresentação do Plano Nacional de Saúde 2030: Compromisso renovado com a Saúde Pública e o Bem-Estar em Portugal

O PNS 2030 é mais que um plano, é um compromisso de promover a saúde e o bem-estar da população, guiando os portugueses rumo a um sistema de saúde sólido e sustentável, capaz de atender às necessidades da comunidade ao longo da próxima década.

Tópico(s) Artigo

  • 13:26 | Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
  • Ler em 2 minutos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentou o Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS2030) na Fundação Aga Khan – Centro Ismaili de Lisboa, com o objetivo de analisar as estratégias e prioridades delineadas pelo PNS2030.

Na sessão inaugural, Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde, frisou que “O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030 tem, obrigatoriamente, de olhar e propor estratégias de reforço dos sistemas de saúde, de investimento para alcançar a cobertura universal de saúde, e de cuidados centrados nas pessoas”.  Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde acentuou a importância deste plano para o futuro da saúde da população, referindo que “um Plano Nacional de Saúde deve consistir em dois planos: um propõe os horizontes que queremos alcançar enquanto sociedade; e outro propõe o caminho para chegar lá”

Durante o evento, foram salientados pontos cruciais do PNS2030, tais como a promoção do acesso equitativo aos cuidados de saúde, a redução das desigualdades em saúde, a prevenção de doenças e a proteção das populações vulneráveis. Ilona Kickbusch, Diretora na Kickbusch Health Consult e Fundadora e Presidente do Conselho Consultivo Internacional do Global Health Center, convidada do evento de apresentação, destacou os determinantes e desafios atuais e futuros da saúde global.

 


Sofia Silva Rocha, Diretora Executiva (interina) do PNS 2030, abordou o estado atual do Plano Nacional de Saúde 2030 e os passos futuros para a sua implementação.

Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde moderou a conversa sobre o tema “Construir Saúde Sustentável: de tod@s para tod@s”, , com a participação de Ana Sampaio, Diretora da Plataforma Saúde em Diálogo, João Afonso, Coordenador Nacional do Programa Bairros Saudáveis, e Eduarda Ferreira, Coordenadora da USP Porto Oriental – ULS São João, sendo abordadas questões e temas essenciais para o desenvolvimento de um sistema de saúde robusto e sustentável para o futuro do país.

No encerramento do evento de apresentação, Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, partilhou as suas expectativas e desejos com este Plano, sublinhando que tem de existir “um compromisso do país: combater as desigualdades, promover o crescimento económico, mas também políticas inclusivas para os que chegam a Portugal”.

O PNS 2030 é mais que um plano, é um compromisso de promover a saúde e o bem-estar da população, guiando os portugueses rumo a um sistema de saúde sólido e sustentável, capaz de atender às necessidades da comunidade ao longo da próxima década.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora