Académico traz cinco medalhas do Jamor

Joana Cardeal liderou a equipa e a sua irmã, Beatriz Cardeal, afirmou-se como uma das certezas da natação Portuguesa. Tiberius Neagu e Madalena Figueira estiveram também presentes em todas as sessões de finais, para as quais se apuraram, com prestações de grande valor, nas eliminatórias.

Tópico(s) Artigo

  • 15:25 | Terça-feira, 02 de Agosto de 2022
  • Ler em 3 minutos

A equipa de natação do Académico de Viseu esteve uma semana no Jamor, onde disputou o Open de Portugal e esteve por 5 vezes no pódio.

Estiveram em competição 683 nadadores, em representação de 115 clubes e seleções.

 


A prova disputou-se entre os dias 27 e 30 de julho, em regime de eliminatórias e finais. Os nadadores do Académico vincaram e confirmaram a sua categoria, ao dividir o pódio da mais importante prova da natação portuguesa com os maiores clubes portugueses, marcando presença em todas as sessões de finais, tocando a glória em todas elas.

Joana Cardeal liderou a equipa e a sua irmã, Beatriz Cardeal, afirmou-se como uma das certezas da natação Portuguesa. Tiberius Neagu e Madalena Figueira estiveram também presentes em todas as sessões de finais, para as quais se apuraram, com prestações de grande valor, nas eliminatórias.

 

 

A primeira medalha do Nacional de Absolutos foi conquistada por Joana Cardeal, na prova de 400 Estilos, onde foi medalha de bronze, prova que foi vencida por Diana Durães do Benfica, com a prata a ser entregue a Angélica André do Futebol Clube do Porto. Madalena Figueira brilhou na prova de 50 Mariposa, terminando a final na quarta posição Nacional, a escassos décimos de segundo das medalhas. Neste primeiro dia de competição Tiberius Neagu logrou a sua primeira final A absoluta, com o apuramento para a final de 400 Estilos, final onde conseguiu chegar com o tempo de 4.49.69s, o seu melhor de sempre.

No segundo dia de competição não houve medalhas para a equipa de Viseu, havendo, no entanto, grandes prestações e marcas de grande valor, ficando Joana Cardeal no quarto lugar da final de 400 Livres, com o valioso crono de 4.21.74s e Beatriz Cardeal na quinta posição, com 4.23.78s.

No último dia de provas Beatriz Cardeal sagrou-se vice-campeã Nacional nos 200 Mariposa, com a incrível marca de 2.18.87s. A vencedora da prova foi Inês Henriques do Sporting Clube de Portugal. Ainda no derradeiro dia de competição, Joana Cardeal foi por duas vezes medalha de Bronze, na prova de 800 Livres e na prova de 200 Estilos. Tiberius Neagu apurou-se para a final de 200 Mariposa, aumentando o pecúlio Viseense de presenças em finais.

Na derradeira sessão de finais houve ainda lugar para mais um quarto lugar de Madalena Figueira, na prova de 200 Estilos, a qual nadou no seu melhor tempo de sempre, mas teve um sabor agridoce, pois ficou mais uma vez à porta das medalhas. O Académico de Viseu conseguiu marcar presença em 15 finais, número revelador da qualidade da equipa do Académico se Viseu, presente esta época no Open de Portugal, no Jamor

Fechou desta forma gloriosa a longa época desportiva 2021/2022, ano de grande e valiosas conquistas da equipa de natação do Académico de Viseu.

Os trabalhos da formação Academista serão retomados no próximo dia 1 de setembro, nas piscinas do Fontelo.

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora