81 novos veículos florestais de combate aos incêndios

A aquisição dos veículos, feita ao abrigo de um concurso público com publicidade internacional, ascende a 14 milhões de euros e tem como propósito dotar os corpos de bombeiros de todo o país de maior capacidade de intervenção.

Tópico(s) Artigo

  • 17:49 | Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023
  • Ler em 2 minutos

Amanhã, dia 12 de Outubro,  no Auditório da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Avenida do Forte, Carnaxide, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, participam na cerimónia de celebração do contrato de aquisição de 81 veículos florestais de combate aos incêndios no âmbito do Programa Mais Floresta, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência.

A aquisição dos veículos, feita ao abrigo de um concurso público com publicidade internacional, ascende a 14 milhões de euros e tem como propósito dotar os corpos de bombeiros de todo o país de maior capacidade de intervenção.

Serão adquiridos:


– 59 Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI)
– 22 Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF)

Esta cerimónia inscreve-se nas comemorações do Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes que concorrem para a execução da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, no âmbito do objetivo estratégico relacionado com o fortalecimento da governança do risco.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançará ainda na mesma cerimónia o “Manual de Proteção civil para Autarcas de Freguesia” e procederá à entrega do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção e Resiliência.

O Manual pretende constituir-se como uma base de orientação para os autarcas de Freguesia, com o objetivo de auxiliar o desempenho de funções em matéria de proteção civil e de sistematizar um conjunto de atividades que poderão ser desempenhadas pelo patamar local em prol da proteção e segurança de pessoas e bens.

Por sua vez, o Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção de Resiliência visa destacar a importância e o papel fundamental do poder local (freguesias, municípios e entidades intermunicipais) na mobilização das comunidades, com vista a promover a preparação e a participação dos cidadãos, em particular os mais vulneráveis, na construção de resiliência face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

 

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora