81% da indústria admite precisar de novas ferramentas para melhor prever capacidade de produção no futuro

As principais diferenças observadas estão relacionadas com as prioridades apontadas para os próximos dois anos, indicando que as empresas se sentem preparadas para 2020-2030, são as que já iniciaram um profundo processo de digitalização, sendo que 77% já têm pelo menos uma parte dos seus sistemas na cloud.

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  • 16:37 | Terça-feira, 06 de Abril de 2021
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Como a Indústria está a lidar com a pandemia

● Falhas na produção levam empresas a pensar novas formas e tecnologias que ajudem o setor a competir num panorama marcado pela incerteza;

● Líderes de empresas do setor apontam para o aumento da eficiência dos processos e para a transformação digital como as principais prioridades para os próximos 2 anos;


● Das empresas que se sentem preparadas para enfrentar a próxima década, 77% já tem pelo menos uma parte dos seus sistemas na cloud;

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), acaba de lançar o seu primeiro relatório anual Trends in Manufacturing Report, que vem evidenciar os efeitos alargados da pandemia no setor industrial. O novo estudo evidencia que as empresas do setor tiveram de alterar estratégias e modelos de negócio, e que se confrontaram com falhas no processo de produção, levando a pensar novas formas e tecnologias que ajudem o setor a competir num panorama marcado pela incerteza.

Num processo de auscultação de mais de 750 empresas da indústria na América do Norte, América Latina e na Europa, o novo relatório da Salesforce vem demonstrar que a incerteza é a principal força de mudança para uma maior agilidade, assim como para reinventar determinadas funções dentro das cadeias de produção.

Neste sentido, 81% dos operadores do setor industrial dizem precisar de novas abordagens e novas ferramentas de previsão de capacidades de produção, e 95% admite até aplicar processos manuais nestas previsões. Navegando pela incerteza dos próximos tempos, os líderes das empresas do setor apontam para o aumento da eficiência dos processos (88%), o planeamento da procura (88%), a transformação digital (86%) e a oferta de novos serviços (81%) como as principais prioridades para os próximos 24 meses.

“À medida que a indústria recupera da pandemia, podemos observar duas realidades distintas, entre as empresas que estão preparados para o futuro da indústria, e aquelas que não estão a conseguir cumprir com as expectativas” explica Manuel Aveleira, Manufacturing Industry Leader da Salesforce em Portugal. “Nos dias de hoje as empresas do setor industrial precisam de se adaptar à mentalidade de empresa tecnológica, ao mover as suas operações para a cloud, impulsionar a automação e ao criar experiências digitais para os seus clientes. Aquelas que o conseguirem fazer serão as que vão estar melhor posicionadas para o sucesso na próxima década.”

Analisando as respostas dadas para a construção do relatório, foi possível dividir o universo respondente entre as empresas que se dizem preparadas para a próxima década, e aquelas que, devido à insuficiência dos seus sistemas e tecnologias, não esperam sobreviver no futuro. As principais diferenças observadas estão relacionadas com as prioridades apontadas para os próximos dois anos, indicando que as empresas se sentem preparadas para 2020-2030, são as que já iniciaram um profundo processo de digitalização, sendo que 77% já têm pelo menos uma parte dos seus sistemas na cloud.

 

À medida que a indústria procura diversificar o seu modelo de negócio, estão a unir o processo de fabrico de um produto, apoio ao cliente, software e outros serviços numa só linha, num processo conhecido por servitização. A maioria das empresas industriais que se sentem preparadas para o futuro (86%) afirmam que a servitização faz parte da sua estratégia, sendo que 57% já a têm implementada e 29% já a está a expandir. No outro lado da balança, a maioria (62%) dos respondentes que não está preparado para o futuro não apresenta estratégias de servitização.

Os dados do primeiro Trends in Manufacturing Report da Salesforce foram adquiridos através de um questionário anónimo feito entre 29 de Agosto e 15 de setembro de 2020 a cerca de 750 empresas do setor industrial nas Américas do Norte e do Sul, Ásia-Pacífico e Europa.

 

Sobre a Salesforce

A Salesforce é a empresa global líder em Customer Relationship Management (CRM), ajudando as empresas a aproximarem-se dos seus clientes na Era Digital. Fundada em 1999, a Salesforce permite que qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, possa tirar proveito das melhores e mais poderosas tecnologias – cloud, mobile, social, internet das coisas, inteligência artificial, voz e blockchain – para criar uma visão 360º dos seus clientes. Para mais informações sobre a Salesforce (NYSE: CRM), visite: www.salesforce.com.

 

 

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