6º Festival do Pão e 37º Festival de Folclore em Vila Cova à Coelheira

Os produtos endógenos, aliados à gastronomia tradicional, ao artesanato típico, ao folclore e às práticas de outrora, encontram-se reunidos nesta iniciativa que pretende dar a conhecer as potencialidades e a riqueza do nosso meio rural.

Tópico(s) Artigo

  • 15:33 | Quarta-feira, 31 de Agosto de 2022
  • Ler em 2 minutos

Integrados nas festividades de Nossa Sra. do Rosário, o 6º Festival do Pão e a 37ª edição do Festival de Folclore têm data marcada para 10 e 11 de setembro, numa organização conjunta entre o Município de Vila Nova de Paiva, a Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira e o Grupo Folclórico e Etnográfico desta vila.

Os produtos endógenos, aliados à gastronomia tradicional, ao artesanato típico, ao folclore e às práticas de outrora, encontram-se reunidos nesta iniciativa que pretende dar a conhecer as potencialidades e a riqueza do nosso meio rural.

O programa deste certame arranca no sábado, dia 10 de setembro, pelas 15h00, com a abertura do festival e com as atuações do Grupo de Bombos Zés Pereiras de Vildemoinhos, Cordas de Paivó e Os Manguitos. A festividade religiosa inicia pelas 20h00 com a entrada de Nossa Sra. Do Rosário na Igreja Matriz e o Canto de Vésperas. Ao serão, Sílvia Mitev sobe ao palco e brinda-nos com a sua voz inconfundível numa Noite de Fados.

No dia 11, domingo, o programa prossegue com uma missa em honra de Nossa Sra. do Rosário e Procissão, com o Festival do Pão e produtos regionais, tasquinhas gastronómicas, artesanato, visita aos fornos comunitários e prova das Bôlas, animada com a atuação da Eukestra do Forrobodó.


Aliada a esta iniciativa está a 37ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira. A partir das 14h30, o Festival tem início com o desfile etnográfico e as atuações dos grupos folclóricos convidados, assim como do grupo anfitrião – o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira. Os grupos convidados são o Grupo Folclórico S. Salvador de macieira da Maia (Vila do Conde – Douro Litoral Norte), Rancho Folclórico de Torres Novas (Alto Ribatejo), Grupo Folclórico Os Fogueteiros de Arada (Ovar – Beira Litoral Vareira) e o Grupo Folclórico de Aveleda (Braga – Baixo Minho).

Pelas 18h30, a BandaLusa promete uma atuação com música ligeira e popular portuguesa no encerramento deste certame.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora