Com o propósito de promover “sabores que contam histórias”, os claustros do Convento de São Francisco, em Coimbra vão acolher a 1.a edição do ‘PROVE Vinho & Queijo’. O evento acontece ao longo de três dias
– sexta-feira, dia 20, das 17h00 às 21h00; sábado, dia 21, das 12h00 às 21h00; e domingo, dia 22, das 12h00 às 19h00 –, dando a possibilidade de uma degustação, com calma, dos produtos das dezenas de expositores presentes. De vinhos, com origem nas regiões Bairrada, Beira Interior e Dão, são esperados cerca de trinta, aos quais se juntam duas dezenas de produtores de queijos, todos com chancela das três DOP do Centro de Portugal: Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela.
O público vai também poder aprender em três masterclasses de Vinho & Queijo: a primeira, dedicada ao Queijo Serra da Estrela, acontece na sexta-feira, às 18h00, ficando o sábado reservado para os Queijo Beira Baixa, às 14h00, e Queijo Rabaçal, às 17h00. Os vinhos não se segmentam e em cada sessão há uma seleção de Bairrada, Beira Interior e Dão.
Estão previstos cinco stands de pão, seis estruturas de snack-bar com uma mostra gastronómica de cada CIM, além de um sunset, com atuação de um DJ RFM, no sábado, dia 21, às 18h00. A iniciativa é de acesso livre – e gratuita –, mas para a degustação dos produtos é necessária a aquisição do kit ‘PROVE Vinho & Queijo’, composto por um copo de vinho e uma tábua, no valor de €8,00. As masterclasses têm um custo de €10,00 e a inscrições são feitas no evento. Nota ainda para esta ser uma iniciativa com venda direta de alguns produtos.
Vinho e queijo: mais do que produtos alimentares, são pilares do ADN português
O vinho e o queijo são mais do que produtos alimentares, são pilares da nossa identidade. Representam o trabalho árduo e a sabedoria ancestral de gerações que moldaram a paisagem e o paladar das regiões.
Valorizá-los é mais do que apreciar os seus sabores únicos, é reconhecer a herança viva que transportam, o sustento das nossas comunidades e a autenticidade que nos distingue. Encontros enogastronómicos desempenham um papel crucial na valorização e promoção da cultura e do património das regiões. Mais do que evento de lazer, são plataformas dinâmicas que permitem a conexão direta entre produtores e consumidores, fomentando o comércio local e impulsionando a economia, mas também a literacia alimentar.
Mas vai mais longe: ao resultar da cooperação intermunicipal e nascendo num ambiente colaborativo de seis Comunidades Intermunicipais (CIM) – da Região de Coimbra; de Viseu Dão Lafões; Região Beiras e Serra da Estrela; da Beira Baixa; da Região de Leiria e da Região de Aveiro – e dos Programas de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) Queijos do Centro de Portugal (sob a liderança do Inovcluster) e Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas do Centro / Consórcio CONVICENTRO (sob a liderança da Comissão Vitivinícola da Bairrada)*, o ‘PROVE Vinho & Queijo’ é uma “ferramenta” de fortalecimento da coesão territorial e de valorização do património enogastronómico em rede, traduzindo-se num evento com uma oferta claramente mais atrativa e didática para o público e consumidores.
Este evento é organizado pelas entidades já mencionadas e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Centro e da Câmara Municipal de Coimbra. A edição inaugural do ́PROVE Vinho & Queijo’ acontece no Convento São Francisco, centro Convention Bureau, cenário impactante e de excelência para acolher eventos de impacto nacional e internacional, pelo que, este evento pretende também posicionar a Região Centro no mapa dos grandes eventos gastronómicos. A partir de 2026, a ideia é que a seja realizado num formato itinerante, percorrendo anualmente as outras CIMs da Região Centro, num exercício de governança coletiva. Viseu será o destino previsto do PROVE Vinho & Queijo do próximo ano.
* Duas operações apoiadas pelo Centro 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.