#WhatsYourPlan: Mais 20 compromissos para implementar Planos Nacionais para as Demências

Desde o lançamento da campanha, mais 20 países aderiram ao compromisso de desenvolvimento de um PND. Esta evolução ocorre depois do envio de mais de 200 cartas oficiais enviadas para membros dos governos de 52 países participantes, que deram origem a 29 reuniões ministeriais.

Tópico(s) Artigo

  • 19:08 | Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2023
  • Ler em 2 minutos

Após o lançamento da campanha #WhatsYourPlan[1], em novembro 2021, a Alzheimer’s Disease International (ADI) avalia os primeiros resultados. Em 2017, os 194 estados membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) adotaram por unanimidade o Plano de Ação Global[2] sobre a resposta de saúde pública à demência, com o objetivo de os países adotarem e implementarem Planos Nacionais para as Demências (PND).

No entanto, conforme indicado no relatório mais recente From Plan to Impact[3], os Estados-Membros agiram com demasiada lentidão e apenas um terço implementou um PND, ficando muito aquém da meta prevista de 75% até 2025.  Em resposta, a ADI lançou a campanha de ação direta #WhatsYourPlan, em novembro 2021, em colaboração com as entidades associadas, tendo como objetivo pressionar os governos a agir de acordo com o compromisso que subscreveram em 2017. No último ano da campanha #WhatsYourPlan, registou-se uma aceleração dos progressos, rumo às metas do Plano de Ação Global da OMS. Desde o lançamento da campanha, mais 20 países aderiram ao compromisso de desenvolvimento de um PND. Esta evolução ocorre depois do envio de mais de 200 cartas oficiais enviadas para membros dos governos de 52 países participantes, que deram origem a 29 reuniões ministeriais.

No dia 06 de janeiro de 2023 foi enviada, pela CEO da ADI, Paola Barbarino, uma missiva para o senhor Ministro da Saúde, Dr. Manuela Pizarro, e para o CEO, Dr. Fernando Araújo, com o objetivo de os sensibilizar para a premência da implementação efetiva de uma Estratégia / Plano Nacional para a Demência e colocando-nos à disposição para prestarmos todo o apoio que nos seja possível.

De 7 a 12 de fevereiro estaremos, em Salónica (Grécia), a trabalhar no âmbito da 13.ª Conferência Grega de Alzheimer e 5.ª Conferência Mediterrânica de Doenças Neurodegenerativas. Neste arranque de 2023, renovamos a esperança de que o nosso país assuma, definitivamente, o compromisso subscrito em 2017.


#QualEOSeuPlano #WhatsYourPlan

 

[1] https://www.alzint.org/news-events/news/whatsyourplan/
[2] https://www.who.int/publications/i/item/global-action-plan-on-the-public-health-response-to-dementia-2017—2025
[3] https://www.alzint.org/resource/from-plan-to-impact-v/

 

(Fotos DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião