Uma saga africana

Segundo estas fontes terão sido congeladas sete contas de Carlos São Vicente, na Suíça, das quais apenas uma com 900 milhões de dólares assim se mantém e sob investigação.

Tópico(s) Artigo

  • 21:20 | Terça-feira, 01 de Setembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

Veio agora a lume mais uma notícia acerca de um polémico caso envolvendo o nome de Carlos Manuel São Vicente, marido de Irene Alexandra da Silva Neto, ex-deputada e filha de Agostinho Neto, que foi o primeiro presidente de Angola pós 25 de Abril.

Carlos São Vicente foi CEO da AAA Seguros, uma instituição regulada pelo Estado e onde a Sonangol detinha também 10%.


As notícias surgidas sobre este caso foram veiculados por blogue suíço, Gotham City e pelo Consórcio Internacional de Jornalista de Investigação. Segundo estas fontes terão sido congeladas sete contas de Carlos São Vicente, na Suíça, das quais apenas uma com 900 milhões de dólares assim se mantém e sob investigação.

A Justiça suíça alega que entre 2012 e 2019 este empresário terá transferido esta quantia da companhia de seguros que administrava para as suas contas pessoais. Tal veio a lume após alerta do Banco SYZ, por causa de uma transferência efectuada de 213 milhões de dólares.

Em sua defesa, o empresário alega que esta transferência se tratava de um reembolso de alguns empréstimos que ele teria feito à seguradora. Porém, o MP contesta dizendo que os contratos apresentados para fundamentar essa justificação teriam sido criados a posteriori e só depois do Banco SYZ ter requerido explicações.

Toda esta controvérsia está para apurar e nas mãos das entidades judiciais competentes. Contudo, é triste constatar que, ciclicamente, casos deste teor emergem, destacando para a ribalta e pelos piores motivos, o nome do grande país que é Angola.

 

(Fotos DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião