Quem vem lá?

Os treinadores de bancada são, na política local, opinion makers de tasca, com discursos anti partidos, quando foi através deles que conseguiram, em algum momento, aparecer.

Tópico(s) Artigo

  • 10:37 | Domingo, 15 de Novembro de 2020
  • Ler em < 1

No distrito, como no País, a pandemia ataca com força nunca vista e o Estado de Emergência foi activado.

Preocupa-me, em muito do que vi e li, o apelo popular, o implorar por este Estado de Emergência.

Não porque seja ou não necessário, mas por a maioria dos Portugueses querer que lhes sejam impostas limitações às liberdades individuais constitucionalmente garantidas, ao invés de, voluntariamente, se predisporem a cumprir as mais básicas regras de proteção.

São maus sinais do nosso estado civilizacional, da consciência cívica de cada um e da noção do Estado de Direito democrático.


A pandemia, sendo algo de muito grave, é uma oportunidade para reforçar o espírito solidário, de entreajuda e de não resignação à crua realidade.

É uma oportunidade para nos reinventarmos e reformularmos a nossa visão das Instituições.

Acima de tudo, numa altura em que se aproximam eleições Presidenciais e Autárquicas, é altura de valorizar o que melhor temos: as pessoas.

Não deixar que os opinadores populistas, de ocasião, com interesses pessoais, individualistas, que se sobrepõem aos coletivos, tenham palco para chegar a uma posição de poder a qualquer custo, seja com quem for, é um imperativo.

Os treinadores de bancada são, na política local, opinion makers de tasca, com discursos anti partidos, quando foi através deles que conseguiram, em algum momento, aparecer.

O futuro está cheio de incertezas, mas é com convicções fortes e ideias concretas que teremos de o enfrentar.

O nosso passado, o que fomos e somos, o que defendemos, é o que nos define.

Por mais cambalhotas e contorcionismo que se faça, a espinha dorsal ou existe ou não existe e, nestes tempos difíceis, a política, como a vida, não está para proto-políticos intelectualmente invertebrados.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião