Quatro apontamentos do novo ano de Primo Levi

«Jazíamos num mundo de mortos e de larvas. O último vestígio de civilização desaparecera à nossa volta e dentro de nós. A obra de animalização, começada pelos alemães triunfantes, fora levada a cabo pelos alemães derrotados.»

Tópico(s) Artigo

  • 14:47 | Sexta-feira, 20 de Novembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

11 de Janeiro de 1945: «Já há muitos meses que se ouvia a intervalos o estrondo dos canhões russos, quando, a 11 de Janeiro de 1945, adoeci com escarlatina e fui de novo internado».

18 de Janeiro de 1945: «Na noite da evacuação as cozinhas do campo ainda funcionaram, e na manhã seguinte fez-se na enfermaria a última distribuição de sopa. A instalação central de aquecimento fora abandonada; nas barracas estagnava ainda um pouco de calor, mas a cada hora que passava a temperatura ia baixando, e percebia-se que dentro em breve sofreríamos o frio. Lá fora deviam estar pelo menos 20 graus abaixo de zero: a maioria dos doentes tinha só a camisa, e alguns nem essa sequer.

«Ninguém sabia qual era a nossa condição. Alguns SS tinham ficado, algumas torres de vigia estavam ainda ocupadas.

Por volta do meio-dia um sargento dos SS deu a volta às barracas. Nomeou em cada uma um chefe de barraca, escolhendo-o entre os não judeus que tinham ficado, e dispôs que se fizesse imediatamente uma lista dos doentes, separados em judeus e não judeus. A coisa parecia clara. Ninguém se espantou pelo facto de os alemães conservarem até ao fim o seu amor nacional pelas classificações, e não houve judeu que continuasse seriamente a pensar que iria viver até ao dia seguinte.»

21 de Janeiro de 1945: «Na madrugada do dia 21 a planície apareceu-nos deserta e rígida, branca até ao horizonte, sobrevoada pelos corvos, mortalmente triste.»26 de Janeiro de 1945: «Jazíamos num mundo de mortos e de larvas. O último vestígio de civilização desaparecera à nossa volta e dentro de nós. A obra de animalização, começada pelos alemães triunfantes, fora levada a cabo pelos alemães derrotados.»

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al