Penedos & Penedos

O que me chateia é que a condenação data de há 6 anos e a prisão ocorre, precisamente, nas vésperas do Natal.

Tópico(s) Artigo

  • 12:56 | Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020
  • Ler em < 1

Não conheço nem um nem outro. Pai e filho. Paulo e José Penedos. Não tenho procuração de defesa de nenhum, nem queria ter. Há 6 anos, no processo “Face Oculta”, foram condenados a penas de prisão. Por tráfico de influências, que é coisa feia e, geralmente, tem a virtude de não deixar impressões digitais.

Depois de vários recursos, considerados improcedentes, está ainda pendente um outro, que corre no Tribunal Constitucional, mas que a juíza considerou não ter efeitos suspensivos.

Foram então emitidos dois mandatos de detenção para cumprimento da pena. Ambos, primeiro, o filho para dar o exemplo, depois o pai para lhe seguir os passos, se apresentaram voluntariamente no Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Não está em causa a condenação e a pena. Se se portaram mal, têm de pagar à sociedade pelo mal que fizeram, abusando dos poderes de que estavam investidos e metendo o nariz onde não eram chamados.


O que me chateia é que a condenação data de há 6 anos e a prisão ocorre, precisamente, nas vésperas do Natal.

Se se esperou 6 anos, porquê só agora? Por mais uns dias, a justiça não perdia nada. Esta não é a melhor altura para alguém baixar aos calabouços, salvo se se tratar de crimes de sangue.

A justiça tem de ser cega para ser justa. Mas quando é insensível e fria, torna-se vesga. O que não abona a sua credibilidade.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião