Os helicópteros

Mentes maquiavélicas dizem que tudo isto é intencional: os responsáveis baixam tanto os valores de adjudicação que ninguém os pode cumprir, e o ajuste directo é a solução milagrosa, mas já pensada como a única possível.

Tópico(s) Artigo

  • 16:53 | Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023
  • Ler em 2 minutos

Faltando menos de quatro meses para os primeiros nove helicópteros começarem a actuar, o que está previsto para 15 de Maio, parece que o Estado ainda não conseguiu alugar os 33 helicópteros para combater os fogos rurais, previstos no Dispositivo anual.

As 4 empresas que se apresentaram a concurso, lançado pela Força Aérea, apresentaram preços superiores aos máximos previstos no respectivo caderno de encargos. Daí que, no mais breve espaço de tempo possível, tenha de ser aberto novo concurso que, sendo provavelmente internacional, dado os valores em causa, não terá resultados a tempo de iniciarem as operações quando deviam.

Tendo sido anunciada como a cura de todos os males a transferência da tramitação concursal para a Força Aérea, parece que nada se aprende com as lições dos anos anteriores, e que a montanha pariu um rato. Mentes inovadoras e empreendedoras é no que dá. Nada…


Com os incidentes processuais que as empresas perdedoras irão decerto apresentar na hora própria, não acredito em boas novas. O mais certo é depois todas dividirem entre si o quinhão negociado, ou vir tralha para largar vapor no ar, deitar calda na serra e enganar o pagode.

Ou então, ó deuses, um bendito ajuste directo, que sabe sempre tão bem, alivia a desgraça, e agrada a tão poucos.

Mentes maquiavélicas dizem que tudo isto é intencional: os responsáveis baixam tanto os valores de adjudicação que ninguém os pode cumprir, e o ajuste directo é a solução milagrosa, mas já pensada como a única possível.

Mas eu, que não sou de intrigas, francamente, não acredito.

E a propósito do fogo, outras coisas que queimam. Os famigerados drones? Vêm ou não vêm? Chegam ou não chegam?

E a lata dos Kamov, um negócio ruinoso, já está na sucata ou caiu no esquecimento?

Por hoje, é só. No Verão, voltaremos ao assunto, ou antes, se houver motivos para tal.

 

(Fotos DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião