O vinho que “não cai do ar”

A um mês e meio do evento, nenhum pormenor é deixado ao acaso e este contacto pessoalizado é excelente prática no cimentar personalizado dos comprometimentos futuros.

Tópico(s) Artigo

  • 23:46 | Sexta-feira, 06 de Março de 2020
  • Ler em 2 minutos

Mas a castanha cai, poderiam retorquir, acerca desse fruto das terras altas e ventosas… Mas aqui, do que se trata é da organização do evento Momentos com Vinho. E esse, sim, carece de uma organização apurada, pois além de ser a primeira vez que se apresenta, tem também que atrair e congregar produtores de vinhos da região do Távora-Varosa, do Dão e do Douro, todas vizinhas mas cada uma com as suas distintas personalidades e especificidades.

A convite do vereador da Cultura do município de Sernancelhe, Armando Mateus, e acompanhado de dois especialistas, Catarina Simões, enóloga reputada e João Aguiar, homem que trata o Douro por tu, foi por essas paragens afora que o dia de ontem se escoou.

Dos 15 produtores nessa jorna visitados, uma certeza ficou: a da sua adesão ao projecto, cientes da boa oportunidade proposta e conscientes também de que os eventos em Sernancelhe implementados primam por um profissionalismo e um rigor minucioso, que nada deixa ao acaso, tornando-se sinónimo de êxito.

No Douro, só a paisagem nos embriaga. Quanto aos seus néctares, produzidos em terra onde Cristo rompeu sandália e entregues às mãos sábias de experientes enólogos e adegueiros, eles estão hoje num patamar de alta qualidade, fruto de um profissionalismo muito elevado, na certeza que o mercado vínico não se compadece com amadorismos e no entendimento que, em qualquer parte do planeta, uma nova porta se poderá abrir, no mercado global, para acolher um produto maturado num “savoir-faire” que pouca inveja tem do que de melhor se produz por esse mundo adiante.

Os anfitriões receberam-nos com a franqueza duriense. Portas abertas, garrafa à disposição e as deliciosas amêndoas torradas no forno com sal… as da D. Amélia, então, são de três assobios. Se a volta não fosse longa e os anfitriões o permitissem, ainda lá estava hoje a roer nelas.

As novas e mais refinadas tecnologias, de produção e de engarrafamento, de mãos dadas com um saber ancestral e com a persistência de gente que há muito, socalco acima-abaixo, mostrou a sua valentia e resistência, deram os seus resultados e hoje, o reconhecimento dos produtos é consensual, estímulo e chamamento para muitos investidores que dos cinco continentes ali aportam em busca do rúbido produto.

Só os nomes daquelas quintas e de seus vinhos são uma inspiração, Soque, Bajancas, Selores, Titan, Ariso, Sequeira, Ramos Pinto, Dona Berta, Palato Coa, Moreno, Sossega, Coitada, Vale d’Aldeia…e tantas outras cujos nomes não consegui guardar.

A um mês e meio do evento, nenhum pormenor é deixado ao acaso e este contacto pessoalizado é excelente prática no cimentar personalizado dos comprometimentos futuros.

Lá estaremos, a 18 e 19 de Abril.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al