O interior existe mesmo!

Em Tondela, o índice de envelhecimento aponta para 228,75 idosos para cada 100 jovens. No concelho de Viseu, está a acontecer a deslocalização da população das freguesias rurais para as urbanas.

  • 17:36 | Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021
  • Ler em < 1

Há palavras que se desgastam pela usura. O Interior não é uma delas.

Não faltam vozes que se erguem contra a desertificação humana do Interior. O desafio é, pois, valorizar os recursos endógenos, a sua capacidade criativa e defender a aplicação de medidas que o regenerem, que tornem a vida mais fácil e contribuam para a fixação dos mais jovens.

Em Tondela, o índice de envelhecimento aponta para 228,75 idosos para cada 100 jovens.


No concelho de Viseu, está a acontecer a deslocalização da população das freguesias rurais para as urbanas.

O Interior está a perder população, a encerrar serviços públicos, a diminuir a empregabilidade e constatar a falta redes de difusão cultural, turística e produção local, com encerramento dos serviços públicos de proximidade.

Cerca de 70% do Interior do País tem baixa densidade populacional. Torna-se evidente apostar no domínio social, das acessibilidades, saúde, habitação, educação, ambiental, agro-florestal, justiça, emprego, turismo, formação e rede social de apoio.

Há que iniciar a reversão nas políticas públicas que contribuíram para o esvaziamento e isolamento do Interior e reencontrar medidas de discriminação positiva, utilizando para tal efeito a dita “bazuca

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen windows lisansları windows 10 pro satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno