O abate desnecessário de árvores saudáveis

Senhores políticos, façam o favor de me dizer como hei-de explicar a uma criança de 9 anos que aqueles que promovem Assembleias sobre o ambiente são os mesmos que mandam abater árvores saudáveis na Cidade Jardim.

  • 21:54 | Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
  • Ler em 2 minutos

Viseu foi invadida por uma “febre” recente das ciclovias. A descarbonização é um bom princípio orientador, quando se pretende um planeta mais sustentável. Muitos de nós estamos a perceber a importância do ar que respiramos.

Nos primeiros anos de escola, ensina-se e aprende-se a importância que as árvores têm na renovação do ar, através da realização do processo de fotossíntese.

As árvores, na presença da luz solar, transformam o dióxido de carbono e a água em matéria orgânica, libertando para a atmosfera o oxigénio, que os seres vivos respiram.


Por aqui se depreende que as árvores são vitais ao equilíbrio ambiental. Qualquer criança de 5 anos percebe claramente essa importância.

Em frente ao Cemitério antigo de Viseu, na rua que fica entre a Farmácia da Misericórdia e a rotunda que dá acesso ao Hospital de S. Teotónio, a Câmara Municipal de Viseu mandou construir um troço de ciclovia de cerca de 400m.

É um troço aparentemente isolado, ali plantado em prol de uma política ambiental, imbuída de uma “febre”, designada como mobilidade saudável.

Para construir estes 400m de ciclovia, cruciais para o desenvolvimento ambiental da cidade, (estou a ser declaradamente irónico), condenam-se ao miserável abate árvores saudáveis.
A sentença do pérfido abate é afixada no troco da árvore. Neste caso concreto, um cedro imponente com cerca de 5m de altura.

Esta situação indigna qualquer cidadão minimamente informado, que se preocupe com a preservação das espécies arbóreas.

Por outro lado, a Assembleia Municipal e a Freguesia de Viseu assistem a tudo isto com impavidez e serenidade.

A mim, espanta-me o silêncio ensurdecedor da Assembleia Municipal, que promove todos os anos uma Assembleia Municipal Infantil, com as crianças do 4.°ano, de todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Privadas de Viseu, em que o Ambiente e a sua preservação são tema recorrente.

Senhores políticos, façam o favor de me dizer como hei-de explicar a uma criança de 9 anos que aqueles que promovem Assembleias sobre o ambiente são os mesmos que mandam abater árvores saudáveis na Cidade Jardim.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião