O abate desnecessário de árvores saudáveis

Senhores políticos, façam o favor de me dizer como hei-de explicar a uma criança de 9 anos que aqueles que promovem Assembleias sobre o ambiente são os mesmos que mandam abater árvores saudáveis na Cidade Jardim.

  • 21:54 | Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
  • Ler em 2 minutos

Viseu foi invadida por uma “febre” recente das ciclovias. A descarbonização é um bom princípio orientador, quando se pretende um planeta mais sustentável. Muitos de nós estamos a perceber a importância do ar que respiramos.

Nos primeiros anos de escola, ensina-se e aprende-se a importância que as árvores têm na renovação do ar, através da realização do processo de fotossíntese.

As árvores, na presença da luz solar, transformam o dióxido de carbono e a água em matéria orgânica, libertando para a atmosfera o oxigénio, que os seres vivos respiram.

Por aqui se depreende que as árvores são vitais ao equilíbrio ambiental. Qualquer criança de 5 anos percebe claramente essa importância.

Em frente ao Cemitério antigo de Viseu, na rua que fica entre a Farmácia da Misericórdia e a rotunda que dá acesso ao Hospital de S. Teotónio, a Câmara Municipal de Viseu mandou construir um troço de ciclovia de cerca de 400m.

É um troço aparentemente isolado, ali plantado em prol de uma política ambiental, imbuída de uma “febre”, designada como mobilidade saudável.

Para construir estes 400m de ciclovia, cruciais para o desenvolvimento ambiental da cidade, (estou a ser declaradamente irónico), condenam-se ao miserável abate árvores saudáveis.
A sentença do pérfido abate é afixada no troco da árvore. Neste caso concreto, um cedro imponente com cerca de 5m de altura.

Esta situação indigna qualquer cidadão minimamente informado, que se preocupe com a preservação das espécies arbóreas.

Por outro lado, a Assembleia Municipal e a Freguesia de Viseu assistem a tudo isto com impavidez e serenidade.

A mim, espanta-me o silêncio ensurdecedor da Assembleia Municipal, que promove todos os anos uma Assembleia Municipal Infantil, com as crianças do 4.°ano, de todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Privadas de Viseu, em que o Ambiente e a sua preservação são tema recorrente.

Senhores políticos, façam o favor de me dizer como hei-de explicar a uma criança de 9 anos que aqueles que promovem Assembleias sobre o ambiente são os mesmos que mandam abater árvores saudáveis na Cidade Jardim.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al