Por princípio e formação, tento sempre arranjar algumas atenuantes e justificações para os comportamentos das pessoas por mais graves que eles sejam.
Penso sempre, que por detrás do homicida pode estar um indivíduo que num determinado momento e em determinadas condições não conseguiu evitar cometer um acto, de que logo a seguir se arrependeu e que esse momento o vai perseguir pela vida toda, estando aí o seu pior castigo.
Penso sempre, que por detrás de um ladrão pode estar alguém que a vida castigou tanto que ele não conseguiu encontrar outro caminho, porque a sociedade não lhe proporcionou outras saídas.
Penso sempre, que por detrás de um corrupto pode estar uma teia à qual ele não conseguiu fugir.
Penso sempre, que por detrás de um traficante de droga pode estar alguém, a quem a vida coarctou a hipótese de ter outra vida.
Penso sempre que por detrás de uma má pessoa, pode sempre estar uma boa pessoa, que a qualquer momento pode despontar, assim lhe sejam dadas as hipóteses de que precisa para fazer sobressair o seu lado bom. Não o perdoo, mas tento desculpar!
Não concebo que haja seres humanos que possam tirar qualquer tipo de prazer ao violentarem recém-nascidos e crianças. Foge completamente do meu entendimento, dentro dos parâmetros comportamentais humanos, como podem existir pessoas que dedicam toda uma vida a praticar sistematicamente crimes tão hediondos e macabros.
Não posso aceitar que estes crimes sejam praticados por aqueles que deviam ser os principais cuidadores dessas crianças como pais, professores e padres.
Que não me digam que eles não sabem o que fazem!! Eles sabem! E porque sabem têm que ter o devido e merecido castigo. Defendo que para estes indivíduos qualquer pena, exceptuando a pena de morte, contra a qual sou contra em todas e quaisquer circunstâncias, é sempre leve, porque a pena dos que eles violentaram será a sua fiel companheira durante toda a sua caminhada pela vida e provavelmente, fará deles seres humanos com cargas de sofrimento e revolta que dificilmente serão superados.
Para todos os pedófilos apenas desejo que não sejam perdoados.