Kiev, encantos na capital da Ucrânia

Daí desci no funicular, para junto à margem do rio Dniepre... percorri a margem até à ponte pedonal. Paragem mais tarde, já perto do pôr do sol, na St. Volodymyr's Catedral, indo em seguida para o hostel, maravilhado com o primeiro dia que esta cidade me proporcionou.

Tópico(s) Artigo

  • 15:36 | Domingo, 13 de Dezembro de 2020
  • Ler em 3 minutos

Kiev, repleta de história e de inúmeros monumentos, começa a abrir-se para o turismo.

Uma agradável surpresa num país que tanto tem sofrido, ainda mais recentemente com a situação da Crimeia.

Chegado ao aeroporto, fui de bus (Sky Bus), que custa apenas cerca de 3€, e para na estação central de comboio Pivdenny; tendo ao lado a estação de metro Vokzalna onde comprei o cartão recarregável de metro com 10 viagens, fui para o meu Hostel, próximo do estádio olímpico.


Nesse dia era feriado e parte da avenida junto à praça, estava fechada ao trânsito, havendo actividades e barraquinhas com comida e bebida, onde acabei por almoçar mais tarde.

De seguida fui até ao Friendship of Nations Arch, onde para além do belo monumento pude desfrutar da vista sobre parte da cidade e sobre o rio Dniepre.

Depois de almoçar bem, fui até Golden Gate, que foi o principal portão de fortificação no século XI em Kiev; depois fui até à Catedral de Santa Sofia de Kiev, um dos principais pontos turísticos da cidade, sendo inclusive património mundial da Unesco, estando também próxima de mais alguns belos pontos turísticos, como o Bohdan Khmelntsky, um dos mais antigos da cidade, na praça frente à catedral; ao fundo deslumbrava-nos o mosteiro de S. Miguel das cúpulas douradas, impressionante o estado imaculado deste monumentos, com as paredes num azul que parece ter sido acabado de pintar.

Daí desci no funicular, para junto à margem do rio Dniepre… percorri a margem até à ponte pedonal. Paragem mais tarde, já perto do pôr do sol, na St. Volodymyr’s Catedral, indo em seguida para o hostel, maravilhado com o primeiro dia que esta cidade me proporcionou.

 

Segundo dia

Fui até á igreja St. Andrew’s, belíssima catedral, pena não poder ver o interior devido às suas obras de restauro. Desci até à zona baixa de Podil (Podol), que é um bairro histórico e antigo de Kiev.

Depois de paragem num mercado local, para comer e beber algo, fui até ao museu de Chernobyl, dado que seria difícil ir mesmo a Chernobyl, cingi-me museu, gostei bastante.

Depois de vaguear pela cidade, e ter ficado surpreendido com a qualidade de café existente, no caso bebi a maioria das vezes em Aroma Kava (kava em ucraniano é café), ao fim da tarde fui até à zona do meu hostel onde ficava também a fortaleza de Kiev, numa encosta alta, desfrutando uma boa vista para o topo do estádio Olímpico.

 

Terceiro dia

Comecei pelo palácio Mariyinky e seus jardins envolventes e vistas, do outro lado da rua a Casa do Governo e mais abaixo o Museu de Arte Nacional da Ucrânia, ficando o estádio do Dínamo de Kiev do outro lado. Desci até à ponte pedonal, atravessei-a e fui até ás margens do rio Dniepre, que serve como praia, apesar de estarem fechados a maioria dos bares e restaurantes deu para tirar a t-shirt e apanhar um pouco de sol.

Depois de muitas fotos para o horizonte onde se via a imponente estátua da Mother Land, altura de visitar a mesma, a imponente estátua, inserida num complexo memorial dos grandes patriotas que lutaram na guerra (The Ukranian State Museum of Great Patriotic War), continuando, mais à frente estava o Mosteiro de Kiev, belíssimo monumento. Como já era ao anoitecer, não pude visitar o interior, mas fiquei deslumbrado.

 

Podem visitar o site Amantes de Viagens, onde para além das minhas publicações podem ver mais publicações com vários destinos.

Viagens Felizes

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião