Isto é tudo muito bonito, mas….

  Rebentou um escândalo na indústria automóvel. O grupo Volkswagen, maior construtor europeu, reconheceu que adulterou os dados de emissões poluentes de vários dos modelos a diesel, com recurso a um ‘software’ incorporado nos veículos. Uma revista alemã dá como certo que o “esquema” não é exclusivo de automóveis do grupo (VW, Seat, Skoda, etc) […]

  • 21:56 | Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015
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Rebentou um escândalo na indústria automóvel. O grupo Volkswagen, maior construtor europeu, reconheceu que adulterou os dados de emissões poluentes de vários dos modelos a diesel, com recurso a um ‘software’ incorporado nos veículos. Uma revista alemã dá como certo que o “esquema” não é exclusivo de automóveis do grupo (VW, Seat, Skoda, etc) mas que a BMW terá usado igualmente uma prática semelhante em alguns dos seus modelos. As emissões gasosas dos veículos são largamente superiores (fala-se em 11x) ao que é imposto pelas directivas europeias. Há fortes suspeitas de que a prática não é exclusiva do mercado norte-americano.

Milhares ou milhões de consumidores foram intencionalmente enganados por estes senhores oriundos do Norte da Europa que gostam de apresentar o rigor, a disciplina e o trabalho como suas características intrínsecas e, não se escusam de acusar os povos do Sul, Portugal incluído, da sua antítese. Está à vista que estas generalizações valem o que valem.


Em resultado deste escândalo só a VW já perdeu mais de 30 mil milhões de euros em dois dias, preparando-se para perder pelo menos mais 15 mil milhões em multas. São perto de 50 mil milhões, para já. Mais de metade do que os “mandriões” e “aldrabões” dos portugueses receberam da troika (78 mil milhões) a troco de generosos juros a reverter para quem nos apelida com tais impropérios.

Isto é tudo muito bonito e levanta muitas questões, concretamente sobre a hipocrisia ambiental que grassa – os mercados, as agências ambientais e os consumidores ficam “chocados” com o não cumprimento das emissões poluentes, mas ninguém quer saber das consequências das deslocalização de industrias como a VW para a China para fugir à legislação ambiental ou dos efeitos tremendos e irremediáveis que a industria petrolífera tem – mas o que eu queria saber agora é:

O governo português já oficiou o governo alemão para que exija à VW o pagamento do imposto automóvel e de circulação em falta devido à adulteração dos dados técnicos dos veículos e a respectiva multa por ter faltado à verdade? Ou vão assobiar para o lado enquanto esmifram os portugueses “mandriões”?

 

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