Emigrantes e extrema-direita xenófoba

Os emigrantes portugueses, aqueles que votaram e no cômputo geral apurado deram vitória a um partido de extrema direita análogo, nos seus princípios e xenofobia àqueles partidos que gritam “immigrants dehors” ou “stop immigration” ou “einwanderung stoppen”.

Tópico(s) Artigo

  • 11:04 | Quinta-feira, 21 de Março de 2024
  • Ler em 3 minutos

Há cobras que mudam de pele várias vezes ao ano e, sempre que tal sucede, acrescentam um novo anel no chocalho ou guizo. Alimentam-se de pequenos roedores.

Assim também parecem ser certos políticos que ora vestem a pele da provocação, do distúrbio e da fanfarronice, ora a de conselheiros de Estado, circunspectos, sisudos, comedidos, responsáveis. E com sucesso, pois continuam a enganar os incautos com as suas inverdades e mudanças constantes de opinião, raramente a parlenda politiqueira de ontem sendo igual à de hoje e de amanhã, numa inconstância errática, melíflua e plurívoca.

As eleições legislativas trouxeram surpresas no círculo da Europa e fora da Europa.

Os emigrantes portugueses, aqueles que votaram e no cômputo geral apurado deram vitória a um partido de extrema direita análogo, nos seus princípios e xenofobia àqueles partidos que gritam “immigrants dehors” ou “stop immigration” ou “einwanderung stoppen”, devem rejubilar com o resultado do CH.


 

Assim foi no Luxemburgo onde residem oficialmente 93.678 portugueses, ou seja quase 15% da população do grão-ducado.

Assim foi na Suíça onde estão referenciados 260.462 portugueses.

Assim foi no Brasil onde os mais recentes dados contabilizam 169.489 portugueses.

No Luxemburgo o Movimento Nacional, National Bewegung ou NB, na Suíça o PNS (Parti Nationaliste Suisse) e o Movimento Resistência Helvética, na França o FN, Front National de Marie Le Pen, apostam parte das suas “fichas” na xenofobia.

No Brasil, os emigrados de Portugal, representam maioritariamente uma população conservadora identificada com a extrema-direita bolsonarista.

São estas comunidades aquelas que mais votaram no partido da extrema-direita portuguesa, Chega, também ele com uma notória matriz xenófoba.

Porque será que a presa se identifica com o caçador? Boa pergunta. Oxalá aqueles emigrantes que apoiam a extrema direita não venham a ser vítimas da sua ingenuidade…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião