Dia Mundial de Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa

Composto por organizações de diversos países dos dois lados do Oceano Atlântico, o movimento #StopIdadismo foi lançado oficialmente no dia 30 de abril de 2021, como uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como idadismo.

Tópico(s) Artigo

  • 18:00 | Domingo, 13 de Junho de 2021
  • Ler em 3 minutos

A divulgação de depoimentos de especialistas de vários países, o apoio à criação de uma Liga Iberoamericana contra o Idadismo e o protesto contra a proposta em discussão na Organização Mundial da Saúde (OMS) de considerar a velhice como doença.

Estas são algumas das ações do movimento #StopIdadismo, integrado por diversas organizações ibero-americanas, que serão implementadas para marcar o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho.

A data foi oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, em resposta ao desafio da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que em junho de 2006 estabeleceu o Dia Mundial.


A gravação e divulgação de vídeos com especialistas que abordarão o tema dos maus-tratos à pessoa idosa serão algumas das ações do movimento #StopIdismo ao longo do dia 15 de junho. Os vídeos serão divulgados pelas redes sociais e site oficial do movimento (https://stopidadismo.pt/).

O #StopIdadismo também lançou um apelo para que os cidadãos de todo o mundo produzam cartazes sobre o tema, tirem uma foto e publiquem nas redes sociais, com a hashtag #StopMausTratosPessoasIdosas.

Um vídeo contendo orientações para essa atividade está disponível na página do movimento no Facebook: https://fb.watch/5C8AE6lzmD/. Assista, escreva o seu cartaz e participe com a sua mensagem!

Mais uma ação de #StopIdadismo é o lançamento de um projeto para que a temática da discriminação e do preconceito contra as pessoas por causa da idade comece a ser trabalhada com crianças e jovens nas escolas. A proposta busca estimular o diálogo e a reflexão intergeracional relativamente ao assunto, já que o idadismo também é uma das formas de manifestação da violência contra as pessoas mais velhas.

 

 

Liga Iberoamericana e velhice como doença

Neste ano de 2021, o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa será caraterizada por circunstâncias especiais. Este é o segundo ano em que a data será lembrada durante a pandemia de Covid-19 que tem provocado óbitos em massa de idosos em do mundo.

Durante a pandemia, ficou igualmente evidente o fortalecimento do idadismo contra a pessoa idosa. O movimento #StopIdadismo pretende enfatizar essa discussão, por ocasião do Dia Mundial, com o apoio à proposta do gerontólogo brasileiro Alexandre Kalache, de criação de uma Liga Iberoamericana contra o Idadismo.

Outro tema na agenda do #StopIdadismo será o reforço do protesto contra a proposta em discussão na OMS, de inclusão da velhice na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). A estimativa é que essa inclusão ocorra na 11º edição do CID, prevista para ser publicada em janeiro de 2022, com a deliberação a tornar-se oficial no prazo de dois anos. Essa proposta vem sendo combatida por organizações em todo o planeta, pelo retrocesso histórico na discussão de propostas pela conquista do envelhecimento ativo.

Sobre o #StopIdadismo

Composto por organizações de diversos países dos dois lados do Oceano Atlântico, o movimento #StopIdadismo foi lançado oficialmente no dia 30 de abril de 2021, como uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como idadismo.

A mobilização emergiu após a publicação pela Organização Mundial da Saúde e outras agências das Nações Unidas, no dia 18 de março, do “Relatório Global sobre Preconceito de Idade”. O documento revelou que uma em duas pessoas no planeta discrimina idosos, com atitudes que agravam a sua saúde física e mental e reduzem a sua qualidade de vida. As Nações Unidas alertam no documento que esse comportamento foi agravado na pandemia de Covid-19, na medida em que pessoas mais jovens e idosas foram estereotipadas no discurso público e nas redes sociais.

Mais informações sobre o movimento #StopIdadismo e como participar nas ações relacionadas com o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa no site: https://stopidadismo.pt/ .

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião